O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pretende enviar à Câmara Municipal, nos próximos dias, projetos de lei para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb). O objetivo é concentrar os serviços nas respectivas secretarias.
Gabriel RodriguesRdnews
Abilio afirmou que estava aguardando o fim do recesso parlamentar para conversar com a base de vereadores sobre os projetos de lei. As atividades legislativas foram retomadas na última terça-feira (03).
“A Limpurb a gente vai transformar na Secretaria de Serviços Urbanos e manter como secretaria, que é a principal função dela. E a Empresa Cuiabana de Saúde, que é a que cuida do HMC e São Benedito, vamos encerrar e passar os hospitais para dentro da Secretaria de Saúde”, explicou.
A proposta de acabar com a ECSP e a Limpurb já era cogitada desde o início da gestão. Abilio defende que a medida reduz os gastos públicos e permite melhor supervisão das atividades.
A ECSP administra o HMC e as unidades de saúde da Capital. Já a Limpurb é responsável por contratar as empresas terceirizadas para execução de limpeza, manutenção de iluminação e coleta de lixo.
O enfermeiro Rafael Paniago comanda a ECSP. O ex-vereador Felipe Wellaton, aliado de primeira hora de Abilio, dirige a Limpurb.
