O Flamengo fez um planejamento para a temporada priorizando as competições mais importantes, como campeonato brasileiro e a Copa Libertadores da América, das quais é o atual campeão. Para isso, como o time jogou até 19 de dezembro de 2025 e entrou em férias dois dias depois, colocou o time Sub-20 em campo nas primeiras rodadas do Estadual.
Contudo, os maus resultados do time de garotos geraram a real ameaça de eliminação, com efeitos colaterais. Isso faz com que seja discutida a possibilidade de personagens do elenco profissional reforçarem a equipe que enfrentará o Vasco nesta quarta-feira, o que pode incluir mudança até o comando técnico à beira do campo.
Os rubro-negros estão na lanterna de seu grupo e do certame no geral, com um ponto ganho. E já fizeram três partidas contra duas de 10 outros participantes. Caso não consigam pelo menos o quarto lugar entre os seus integrantes da chave, irão para o “torneio da morte”, que apontará o rebaixado para a segunda divisão. Detalhe: trata-se de um quadrangular com seis jogos.
