Zagueiro da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, Edinho foi um dos grandes de sua geração, e atuou, tanto ao lado, como contra, alguns dos melhores do futebol mundial naqueles tempos.
Em participação no Resenha ESPN, que vai ao ar no Disney+ Premium a partir desta sexta-feira (19), às 22h (de Brasília), Edinho foi questionado sobre dois expoentes dos seus tempos de atleta: Zico e Madarona.
Mesmo tendo jogado ao lado do brasileiro tanto no Flamengo, como na Udinese, o ex-zagueiro indicou que, se tivesse que escolher apenas um dos dois, ficaria com o argentino.
“Rapaz… Acho que são jogadores diferentes”, iniciou, explicando a sua visão de técnico, com um critério bem definido: o título da Copa do Mundo.
“O treinador Edinho vai dar um exemplo. Zagallo em 70 colocou Rivellino, Tostão, Pelé, Jairzinho e Gerson. Agora eu tenho só uma opção. Se eu quero ganhar a Copa eu escolho os dois. Eu amo o Zico, mas vou levar o Maradona porque ele levou a Argentina sozinho ao título em 86. Levou nas costas.”
O camisa 10 argentino foi o grande nome do Mundial em 1986 e liderou uma geração que nem era considerada tão talentosa.
Já Zico, embora seja o maior jogador da história do Flamengo e um dos melhores do Brasil em todos os tempos, não conseguiu dar um título mundial aos brasileiros. Em 86, aliás, ele ficou marcado por perder um pênalti durante o jogo em disputa com a França que eliminou a seleção nas penalidades.