O Aeroporto de Sinop está apto a operar com pousos de decolagens das maiores aeronaves que voam no território nacional, mesmo em condições de chuva. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), liberou nesta quinta-feira (22), a ampliação da pista do aeródromo. Originalmente com 1.630 metros de extensão, a pista recebeu uma ampliação de 370 metros, alcançando assim os 2 quilômetros de extensão.
A notícia foi transmitida por Marcos Migliorini, diretor da COA (Centro Oeste Airports), empresa que detém a concessão do aeroporto João Batista Figueiredo. Segundo ele, com a aprovação da agência reguladora, o aeroporto de Sinop opera sem restrição de passageiros e cargas. “No linguajar aeronáutico: o Aeroporto de Sinop agora está full”, comentou o diretor.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
A ampliação foi orientada pelos estudos técnicos constantes no plano diretor e plano de expansão aeroportuário. Os levantamentos mostraram que Sinop ultrapassou recordes históricos, atingindo cerca de 466 mil passageiros em 2025. O fluxo crescente de aeronaves maiores (como o Boeing 737 e Airbus A320) exige pistas com maior comprimento e resistência (PCN) para que operem com carga total e maior segurança em dias de chuva.
O aeroporto de Sinop é o segundo maior em número de voos e passageiros do Estado de Mato Grosso.
Fonte: GC Notícias
