O partido do presidente argentino Javier Milei, La Libertad Avanza, conquistou expressiva vitória nas eleições de meio de mandato na Argentina, obtendo 40,8% dos votos para a Câmara dos Deputados. O resultado é visto como uma ratificação da força de Milei no Legislativo e do apoio popular às propostas de reformas econômicas. A análise é de Victor Irajá, no Bastidores CNN.
O desempenho nas urnas fortalece os planos de implementação de uma série de reformas estruturais, incluindo mudanças na Previdência, sistema tributário e legislação trabalhista. O mercado financeiro reagiu positivamente ao resultado eleitoral, com o peso argentino registrando valorização de até 10% frente ao dólar nas primeiras negociações do dia.
O analista destaca ainda que medidas propostas por Milei já tiveram algum resultado. “Houve uma chancela por parte da população de medidas bastante duras, mas que tem mostrado impactos, principalmente do ponto de vista do controle inflacionário no país”, avalia Irajá.
Impacto no controle inflacionário
Os números da economia argentina já demonstram sinais de melhora no controle da inflação. Em dezembro de 2023, o índice anual estava em 211,4%, chegando ao pico de 292,2%. Os dados mais recentes, de setembro de 2024, mostram uma redução significativa, com variação anualizada de 31,8%.
O otimismo do mercado também se refletiu na bolsa de valores argentina, com o índice Merval apresentando alta de 21,34% durante o pregão. Segundo Victor Irajá, a vitória eleitoral dissipou “preocupações anteriores sobre uma possível demonstração de força da oposição peronista e temores relacionados à deterioração das contas do país ou eventual descumprimento de acordos com o FMI (Fundo Monetário Internacional)”.
