08/07/2025

8 de julho de 2025 23:16

  • Home
  • Polícia
  • Associação da PF repudia postura de ex-secretário: ‘Inadmissível’

Associação da PF repudia postura de ex-secretário: ‘Inadmissível’

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgou nota, na noite desta sexta-feira (14), em repúdio à postura do ex-secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Gustavo Henrique Duarte, que desacatou agentes federais durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua residência. 

 

Não é admissível que policiais federais sejam atacados de forma intolerável, sem qualquer amparo legal, por atuar no cumprimento do seu dever funcional

No documento compartilhado nas redes sociais, a associação afirmou que Gustavo insinuou de forma “leviana” que os policiais federais teriam agido de maneira indevida e disse ser “inadmissível” que agentes sejam atacados de forma tão ‘intoleravél”. 

 

“A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifesta apoio à Delegada de Polícia Federal Marianne Rodrigues Elias e sua equipe, bem como repudia o comportamento do investigado durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Várzea Grande/MT, quando insinuou de forma leviana que os policiais federais teriam agido de maneira indevida”, diz trecho da nota. 

 

“Não é admissível que policiais federais sejam atacados de forma intolerável, sem qualquer amparo legal, por atuar no cumprimento do seu dever funcional e em observância à Constituição Federal e à legislação vigente. Durante toda a diligência, amplamente documentada em vídeo divulgado em redes sociais, a equipe manteve postura profissional e equilíbrio, conduzindo a operação com segurança e respeito aos direitos legais, até sua conclusão”, diz outro trecho do documento. 

 

Gustavo foi alvo da Operação Fake News, deflagrada na manhã desta sexta, acusado de compartilhar informações falsas durante a campanha eleitoral de 2022. No vídeo gravado pela esposa do ex-secretário, ele aparece gritando com os agentes. O ex-secretário foi preso por desacato e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal.

 

Na nota, a associação também repudiou a exposição “indevida e desrespeitosa” da delegada e da equipe policial.

 

“A ADPF repudia, ainda, a veiculação indevida e desrespeitosa promovida por aqueles que gravaram e divulgaram o vídeo nas redes sociais, expondo a Delegada e sua equipe, e reafirma o compromisso com a defesa da legalidade e da integridade profissional dos Delegados de Polícia Federal e de todos os policiais federais, que atuam diuturnamente na preservação da ordem pública e no cumprimento das decisões judiciais”, encerra a nota.

 

Gustavo foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Ao sair da sede da PF, ele afirmou que não se arrepende da atitude tomada.

 

“Fui pego de surpresa… Aqui tem sangue [aponta para os braços]. Eram 6 horas da manhã. Não me arrependo, reagiria da mesma forma”, afirmou à imprensa.

 

Após a repercussão da prisão, ele foi exonerado do cargo de Secretário de Assistência Social da gestão de Flávia Moretti (PL).

 
Leia mais 

 

Secretário de VG grita com agentes da PF e recebe voz de prisão

 

Secretário diz não se arrepender de ter desacatado policiais; vídeo

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flamengo, Flu ou Palmeiras? Atacante do Chelsea elege brasileiro mais difícil

Pedro Neto, atacante português do Chelsea, elegeu o brasileiro mais difícil entre os enfrentados pela…

O Fluminense que saiu do Brasil não é o mesmo Fluminense que volta

Caiu na semi-final. Ninguém poderia imaginar que um time irregular e ainda em formação, que…

No CNN Talks, Enel defende modernização de contratos de concessão

O presidente da Enel Brasil​, Antonio Scala, defendeu à CNN nesta terça-feira (8) a modernização…