Um avião carregado com 1,3 tonelada de cocaína foi apreendido nesta sexta-feira (26) durante uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal e outras corporações policiais de Mato Grosso em Alto Garças (MT).
Segundo as forças de segurança, a aeronave, com um código de identificação falso, foi localizada em uma pista de pouso clandestina, em uma área rural próxima ao município e servia como ponto estratégico para armazenar e transportar drogas.
A ação começou quando os radares da Força Aérea detectaram uma aeronave de pequeno porte sem plano de voo, vinda da Bolívia, invadindo o espaço aéreo brasileiro. Caças A-29 foram acionados para interceptação, enquanto equipes em solo organizaram o cerco.
Ao pousar na pista clandestina, os criminosos descarregaram parte da droga e fugiram antes da chegada dos agentes. Segundo a Polícia, foram apreendidos 17 fardos de cocaína no avião e outros 14 já descarregados, no total 31 fardos.
Durante as buscas pela região, três envolvidos foram localizados e presos. O valor estimado ultrapassa os R$ 26 milhões de reais.
Operação
A apreensão faz parte do combate ao tráfico internacional de drogas. A ação integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e a Operação Ostium, voltada ao controle do espaço aéreo brasileiro e ao reforço da segurança em rotas utilizadas para o escoamento de ilícitos.
Sofreu descarga elétrica
Ministro do Turismo entrega carta de demissão após quase dois anos no cargo
VÍDEO: motorista sem CNH atropela idosa ao dar ré em Nova Mutum