26/01/2026

26 de janeiro de 2026 15:04

  • Home
  • Esportes
  • Bandeira vermelha, susto e ‘lanterna’: Manhã de testes da F1 tem Red Bull líder e Bortoleto por último

Bandeira vermelha, susto e ‘lanterna’: Manhã de testes da F1 tem Red Bull líder e Bortoleto por último

A temporada 2026 da Fórmula 1 começou oficialmente. O primeiro dos cinco dias de testes no Circuito da Catalunha, em Barcelona, teve início às 9h. Somente sete carros participaram da sessão em Montmeló. As equipes podem utilizar apenas três dos cinco dias disponíveis, e quem apareceu na pista foi Red Bull, Mercedes, Racing Bulls, Alpine, Haas F1, Audi e Cadillac.

A Mercedes foi a primeira a deixar os boxes, seguida por Audi e Alpine, com Andrea Antonelli, Gabriel Bortoleto e Franco Colapinto assumindo seus respectivos carros. Em sua segunda temporada, o italiano da Mercedes teve o começo mais intenso, acumulando rapidamente 24 voltas antes de passar mais de uma hora parado na garagem, ainda assim, segurando a melhor marca do momento: 1:22.751.

Pouco depois, o Alpine de Colapinto, equipado com motor Mercedes, apresentou um problema ainda na primeira metade da sessão. O piloto conseguiu seguir e voltar aos boxes, mas a ocorrência provocou a primeira bandeira vermelha da F1 em 2026. E não parou por aí: menos de meia hora depois, o Audi de Bortoleto ficou parado e gerou uma paralisação bem mais longa, superior a 20 minutos, travando o cronograma.

Depois de uma terceira hora bastante agitada (ainda que sem acidentes), a Red Bull ganhou protagonismo na quarta parte do treino. Mesmo começando com poucas voltas e sem registrar tempo logo de cara, Hadjar foi encontrando ritmo, escalou a tabela e, já no início da última hora antes do meio-dia, cravou 1:21.033 para virar referência. Na sequência, baixou para 1:20.300.

Após um período prolongado nos boxes, a Mercedes voltou à pista e reagiu: superou a Racing Bulls e ficou a apenas quatro décimos da Red Bull, com 1:20.700, colocando Antonelli na segunda colocação. A reta final correu sem sustos até que, faltando menos de 15 minutos, a pista ficou cheia e Colapinto melhorou para 1:21.348, assegurando o terceiro lugar naquele momento. Hadjar, então, voltou a evoluir: marcou 1:19.106 e, às 12:54, fechou a manhã com 1:18.835, o melhor tempo do período.

Vale o lembrete clássico de testes, ainda mais no início de uma nova era de regras: o foco principal não é a volta rápida, e sim o acúmulo de quilometragem. Nesse ponto, a Haas foi o grande destaque, somando 67 voltas com Esteban Ocon, uma a mais do que a distância do GP de Barcelona, que tem 66 giros.

A Mercedes também rodou bastante, com 56 voltas. Já a Audi terminou como a menos ativa, com 27 voltas, uma abaixo das 28 voltas registradas pela Alpine com motor Mercedes.

O clima de sigilo em torno desta bateria de testes ficou evidente: a segurança do circuito e os Mossos d’Esquadra (polícia catalã) tentaram afastar fãs que passaram a manhã nas montanhas ao redor da pista, acompanhando e gravando a movimentação.

Após as 13h, todos os carros deveriam voltar aos boxes para a pausa de almoço de uma hora, antes da retomada às 14h. Porém, o Racing Bulls de Liam Lawson sofreu uma pane e gerou a terceira bandeira vermelha da manhã.

A Alpine confirmou que Colapinto fará o dia completo. Já na Red Bull e na Mercedes, ainda não está definido se Max Verstappen e George Russell, respectivamente, aparecerão na pista. E na Cadillac, a expectativa também envolve Sergio Pérez, que celebra aniversário hoje.

A estreia do calendário no próximo ano acontecerá em Melbourne, no dia 8 de março, com o tradicionalíssimo GP da Austrália. O encerramento acontecerá novamente em Abu Dhabi, em 6 de dezembro.

O GP do Brasil está marcado para 8 de novembro, em Interlagos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Globo confirma 17 nomes para Quem Ama Cuida

A Globo já bateu o martelo sobre a próxima novela das nove que ocupará o…

Sarah Andrade veta Ana Paula Renault e causa tensão na casa

Ana Paula Renault e Sarah Andrade protagonizaram um dos momentos mais comentados do BBB 26…

Craque Neto vira o plano B da Band após saída inesperada de Galvão Bueno

A Band já trabalha com um plano alternativo para preencher o espaço deixado por Galvão…