13/01/2026

13 de janeiro de 2026 18:36

  • Home
  • Geral
  • Biólogo denuncia falha na identificação de cobra em UPA de Sinop após picada

Biólogo denuncia falha na identificação de cobra em UPA de Sinop após picada

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo biólogo Gustavo Figueirôa trouxe à tona a denúncia de uma possível falha no atendimento médico prestado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop, no norte de Mato Grosso. Segundo o relato, o avô de uma amiga do biólogo foi picado por uma cobra e, inicialmente, não recebeu o tratamento adequado após o animal ser classificado como inofensivo durante o atendimento médico.

De acordo com Gustavo Figueirôa, a família levou o idoso à UPA logo após a picada e apresentou aos profissionais de saúde uma foto da serpente responsável pelo ataque. Mesmo com a imagem, o médico que realizou o atendimento teria afirmado que se tratava de uma “papa-pinto”, espécie considerada não peçonhenta, e tranquilizado os familiares, descartando a necessidade de procedimentos específicos ou da aplicação de soro antiofídico.

Conhecida como papa-pinto, a serpente não peçonhenta é frequentemente confundida com espécies venenosas. – Foto: Reprodução

No entanto, após analisar a fotografia enviada pela amiga, o biólogo afirmou ter identificado o animal como uma Bothrops moojeni, serpente pertencente ao grupo das jararacas, conhecida por seu alto grau de peçonha e pelo risco real de morte caso o soro adequado não seja administrado a tempo.

Diante da gravidade da situação, Gustavo orientou a família a buscar imediatamente uma unidade hospitalar que dispusesse do soro antibotrópico. O idoso, então, foi transferido para outro hospital, onde recebeu o tratamento correto.

Jararacas, do gênero Bothrops, são serpentes peçonhentas e responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos no Brasil. – Foto: Portal Zoo

O biólogo ressaltou que médicos não têm a obrigação de reconhecer todas as espécies de serpentes, mas alertou que, em situações de dúvida, é fundamental buscar apoio técnico especializado ou acionar centros de referência antes de descartar a gravidade de um acidente ofídico. Segundo ele, a conduta adotada inicialmente poderia ter resultado em um desfecho fatal.

Após a transferência e a aplicação do soro, o idoso segue em recuperação.

A reportagem do site Nortão MT informou que está entrando em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop para obter esclarecimentos sobre o caso.

Nortão MT com Primeira Página

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Fui perseguido pelo regime dos aiatolás”, diz brasileiro sobre Irã

O sheik Rodrigo Jalloul, brasileiro exilado do regime do Irã, relatou, em entrevista ao CNN…

Palmeiras entra em acordo com Grêmio e encaminha saída de Weverton

Weverton está cada vez mais perto de trocar o Palmeiras pelo Grêmio. Conforme a ESPN…

Os bancos centrais sob ataque da política

Carregando player de áudio Por motivos diferentes, os bancos centrais do Brasil e dos Estados…