17/02/2026

17 de fevereiro de 2026 02:43

  • Home
  • Esportes
  • bloco criado por amigos espalha suor e alegria pelos bairros

bloco criado por amigos espalha suor e alegria pelos bairros

Com a proposta de descentralizar o Carnaval, levando a folia para os bairros de Campo Grande, o bloco Subaquera esbanjou alegria e muita música boa para os foliões, nesta segunda-feira (16). Em 2026, foi a vez da Vila Margarida receber os foliões, fortalecendo os encontros espontâneos entre amigos e sendo um espaço seguro para curtir com toda a família, sem deixar os pequenos de fora. Neste ano o tema do Carnaval do Subaquera é “Subaquera 2026 na era da IA”.

Confira como foi a folia do Subaquera no vídeo.

A trajetória do bloco

Conforme a idealizadora do Bloco Subaquera, Larissa Mendes, a criação do bloco ocorreu em 2017, com o nome “Subaqueira da Bahia”. A proposta foi de descentralizar o carnaval e levar a festa para dentro das comunidades.

A estreia do bloco ocorreu nas ruas do bairro Taquarussu, e já passou pelo Itanhangá e conjunto Novos Estados. Sobre a escolha do nome peculiar, que chama bastante atenção, Larissa contou que a inspiração veio justamente da alegria dos participantes.

“A gente existe desde 2017, e o bloco começou saindo de um outro bloco, do Cordão da Valu, quando era bem pequenininho e sempre na vontade de dois amigos, e o Lucas quiser fazer um bloco. Antigamente se chamava “Novidades da Bahia” porque era para tocar músicas da Bahia, e depois virou “Subaquera” pelo suor, pela alegria da galera.”

Larissa Mendes, idealizadora do Bloco Subaquera

Com muita animação e a fantasia em dia, os amigos Teylor Fuchs e Fernando Cruz participam do bloco desde a fundação, e contam que a junção dos amigos em querer fazer um bloco de Carnaval foi a motivação para os planos saírem do papel.

Foi uma junção de amigos, queremos fazer carnaval além do centro da cidade dos bairros da periferia e um bloco espontâneo onde todo mundo pudesse tocar, cantar, se divertir”.

Fernando Cruz, ator

Também teve uma matinê para as crianças, apresentação com palhaçaria, samba com a cantora Ariadne, depois o bloco vai fazer um cortejo pela região, tradição que todo ano o bloco forma uma nova banda que é a “Subaband da Baquera”, formada pelos integrantes do bloco, e finalizando com Samba do Caramelo. E amanhã tem mais blocos no Carnaval de Campo Grande.

Confira a programação.

17 de fevereiro

  • Cordão Valu – Esplanada Ferroviária – 15 horas

21 de fevereiro

  • Bloco dos Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, às 17 horas
  • Bloco Eita! – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas – com trio elétrico e show da cantora Majur.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O trio ex-Flamengo que tenta levar time à fase de grupos da Libertadores e o que assistir no Disney+

A CONMEBOL Libertadores de 2026 entra na segunda fase após as classificações de Deportivo Táchira…

Neguinho ovacionado e barco que se transformou; veja desfile da Beija-Flor

A Beija-Flor de Nilópolis já passou pela Marquês de Sapucaí, na madrugada desta terça-feira (17),…

bloco criado por amigos espalha suor e alegria pelos bairros

Com a proposta de descentralizar o Carnaval, levando a folia para os bairros de Campo…