04/11/2025

4 de novembro de 2025 19:07

  • Home
  • Geral
  • Boletim de arboviroses traz números atualizados de dengue, chigunkunya e zika

Boletim de arboviroses traz números atualizados de dengue, chigunkunya e zika

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), divulgou ontem, 11 de março, o número de casos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus registrados desde 1.º de janeiro de 2025 até o momento.

Em janeiro foram 66 confirmações de dengue, uma com sinais de alarme; em fevereiro foram registrados sete casos, totalizando 73 casos até o momento. Já em relação à chikungunya, foram 54 confirmações em janeiro e 55 em fevereiro, somando 102 registros.  Oito notificações para zika fora investigadas e descartadas. Os números constam no Sistema Sinan On-line.

No comparativo, em janeiro de 2024 foram 19 casos de dengue e em fevereiro, 80; no período (01/2024) também houve um registro de zika em janeiro e dois casos de chikungunya, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

Desde o início de 2025, a equipe do Cievs vem alertando para os registros altos de chikungunya. Em 2024, a elevação de casos de chikungunya foi em março com o maior pico de casos positivados em maio quando foram 784 registros. E neste ano, os casos já passaram a ser registrados em janeiro. 

Desde o início do retorno de exames positivos para chikungunya, no ano passado, o Centro vem destacando a importância da vigilância contínua e do diagnóstico preciso para o controle da incidência de doenças febris como as arboviroses. Diferente de outras enfermidades, a chikungunya apresenta um desenvolvimento com duas fazes: uma fase aguda, logo da contaminação e uma fase crônica cujos sintomas podem se alastrar por até 90 dias ou mais.

Ainda, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a chikungunya age de formas diferentes em cada corpo e cada um de nós reage também diferente: há pessoas que não sentem nada ou uma leve dor de cabeça, mal-estar, mas há quem sinta muita, muita dor.

Por isso mesmo a recomendação é evitar a contaminação e para isso não há fórmulas milagrosas: é necessário eliminar criadouros do Aedes aegypti. Hoje os principais problemas identificados pela equipe da Vigilância Sanitária são a água servida, aquela oriunda de esgoto doméstico ou empresarial e a sujeira nas bocas de lobo.

 Procura nas unidades de saúde 

Caso suspeite ter contraído ou apresente sintomas de qualquer uma das arboviroses, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É lá que a população recebe o atendimento clínico e a orientação correta sobre como agir.

 Cuidando de casa

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, orienta que a população tire dez minutos semanais para dar aquela conferida no espaço onde vive ou trabalha. A recomendação é evitar acúmulo de lixo, que além do Aedes aegypti também pode esconder animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros.

Denúncias 

E para quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na ruadescarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. Denúncias também podem ser realizadas via Ouvidoria pelo 150 ou ainda pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela que atende pelo número (66) 99600-1462.

Coleta de resíduos sólidos 

E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de 2025; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

ASSESSORIA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem é flagrado por câmeras pegando carteira perdida de idoso em Várzea Grande

Reprodução Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem desce de uma Celta…

Andarilho é detido após quebrar caminhonete da Prefeitura em Sorriso

Um homem em situação de rua foi detido pela Polícia Militar na madrugada deste domingo…

Aeroporto de Bruxelas interrompe operações após detecção de drone

O Aeroporto de Bruxelas foi fechado após a detecção de um drone, informaram o serviço…