A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou um projeto de resolução que cria uma Comissão Temporária de Representação para participar oficialmente da Cúpula das Cidades em Dubai e China. Ela será formada pelos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos), como presidente, e Demilson Nogueira (PP) como membro, que integrarão a comitiva oficial da prefeitura ao lado do prefeito Abilio Brunini (PL).
A viagem está prevista para ocorrer entre 25 de outubro e 10 de novembro de 2025. O projeto deve ser votado na sessão desta terça-feira (14).
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Com tais razões, resta evidenciada a pertinência da participação desta Casa de Leis na comitiva oficial do Município, reforçando o papel institucional da Câmara Municipal de Cuiabá nos eventos internacionais de relevância estratégica. Considerando, contudo, o impedimento da participação da Presidência desta Casa Legislativa, em virtude de compromissos previamente assumidos, impõe-se, por razões de ordem prática e representativa, a constituição de Comissão Temporária de Representação, com a finalidade de assegurar a presença institucional do Poder Legislativo Municipal na missão oficial, garantindo a continuidade do diálogo interinstitucional e o aproveitamento das oportunidades de cooperação e intercâmbio que os referidos eventos proporcionam”, consta na justificativa.
Conforme a resolução, as passagens aéreas serão custeadas pela Câmara Municipal, dentro das dotações orçamentárias vigentes. O texto, porém, não especifica valores nem cita despesas com diárias, hospedagem ou alimentação.
“A participação da Câmara Municipal de Cuiabá, ao lado do Poder Executivo, reforça o protagonismo da capital mato-grossense no cenário internacional, permitindo o estabelecimento de diálogos com fundos soberanos, lideranças empresariais e autoridades estrangeiras, especialmente em áreas de interesse direto para o desenvolvimento sustentável da cidade e da região Centro-Oeste”, diz em justificativa.
Após o retorno, os parlamentares deverão apresentar um relatório detalhado à Mesa Diretora em até 15 dias.
Na justificativa, a presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), argumenta que a participação nos eventos reforça o papel institucional do Legislativo e promove o intercâmbio de experiências sobre inovação urbana, sustentabilidade e atração de investimentos.