20/03/2025

20 de março de 2025 11:47

Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Câmara Temática define projetos e planeja ações para 2025

Câmara Temática define projetos e planeja ações para 2025

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou nesta quinta-feira (13.2), a 1ª reunião da Câmara Temática de Defesa da Mulher e definiu projetos para a padronização e ampliação do atendimento realizado pelas forças de segurança às vítimas de violência doméstica.

 

Uma das propostas definidas pela coordenadora da Câmara Temática, Mariell Antonini, foi a criação de um projeto pedagógico para capacitação das forças de segurança do Estado, a fim de padronizar o atendimento da polícia às mulheres.

 

“Após aprovação e regulamentação, com base nesse projeto pedagógico, nós temos o planejamento de desenvolver, neste ano, duas capacitações integradas para policiais, médicos, legistas, bombeiros, então é um avanço significativo que será promovido às mulheres”, detalhou.

 

Durante a reunião, foi apresentada a ementa do projeto pedagógico para policiais.

 

Os participantes também puderam destacar outros temas inerentes a violência doméstica, que também serão introduzidos no projeto, além da discussão para ampliar o acesso ao aplicativo SOS Mulher a mulheres de todas as 15 cidades sedes da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que atualmente funciona em quatro cidades, Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.

 

Foi proposto ainda a criação de um protocolo de investigação de violência sexual contra mulher, que visa dar segurança jurídica aos policiais civis e melhorar o atendimento às vítimas, garantindo a padronização nos atendimentos em todo o Estado.

 

A superintendente de Políticas das Mulheres, Katiellen Martins, representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), destacou que a reunião foi produtiva e fortaleceu a união das instituições em prol da valorização da mulher.

 

“Fechamos um calendário de atividades para o ano de 2025 e fortalecemos a parceria da Setasc com a segurança pública, juntamente com outros órgãos que compõem a câmara temática de defesa da mulher”, disse Katillen Marins.

 

Da reunião, também participaram representantes das unidades das forças de segurança de Mato Grosso, além de membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, que fazem parte da câmara. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Delegada confirma prisão em Sorriso de acusado de abusar e engravidar enteada de 13 anos

A Polícia Civil confirmou, hoje, o cumprimento do mandado de prisão  ao homem, de 41…

Vigia MT completa dois anos, abrange 90% do Estado e se expande para áreas escolares

O Programa Vigia MT, com câmeras de segurança instaladas em locais estratégicos em 126 cidades…

Valei-nos, São José! | HiperNotícias

Reprodução Dia 19 de março comemoramos a Solenidade do Glorioso São José, o qual, além…