18/07/2025

18 de julho de 2025 16:03

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Chico Gamba e vice têm mandato cassado por fraude eleitoral; prefeito rebate; vídeo | RDNEWS

Chico Gamba e vice têm mandato cassado por fraude eleitoral; prefeito rebate; vídeo | RDNEWS


O prefeito Chico Gamba (União Brasil), de Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá), teve o mandato cassado por crime eleitoral praticado, supostamente, para obter vantagem durante as eleições municipais, em que foi reeleito. A denúncia foi  protocolada em setembro de 2024. Em vídeo nas redes sociais, Gamba disse que a decisão é absurda e vai recorrer. 

No documento, são citados os crimes de fraude no processo eleitoral, improbidade administrativa, uso da máquina pública, abuso de poder econômico, político e de autoridade, corrupção ativa e passiva, concussão, uso indevido das redes sociais, caixa dois de campanha e formação de quadrilha.

Além de Gamba, também foram denunciados: seu vice, Robson Quintino de Oliveira (MDB), o servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alan Benin e o diretor de comunicação da prefeitura de Alta Floresta, Danúbio Ferreira dos Santos. 

Dentre as denúncias, consta que Gamba e Robson, supostamente, mantinha relação política, econômica e pessoal com o dono de uma página de memes e fofocas de nome “Alta Floresta Mil Grau” com mais de 50 mil seguidores, que possuía uma conta reserva com mais de 30 mil seguidores. Segundo o documento, esta segunda conta foi “transmutada” para se tornar a página oficial de campanha do então candidato Chico Gamba.

“No intuito de enganar a população, bem como gerar extrema desvantagem eleitoral, contra seu adversário, a alteração se deu na calada da noite, porém diversas pessoas que nunca antes foram seguidoras do prefeito, perceberam e comentaram em ampla escala nos grupos de WhatsApp e redes sociais”, diz trecho da denúncia que ainda afirma que o dono da página teria recebido R$ 30 mil pela venda.

O que diz o prefeito

Por meio de vídeo, publicado nas redes sociais, Gamba afirmou que recebeu a denúncia por meio de seu advogado e que trata-se de um “absurdo” e que irá recorrer. 

“Recebi com indignação a decisão da justiça eleitoral que determinou a cassação do nosso mandato.
Mas quero deixar claro: isso não nos abala! Fomos reeleitos com a maior votação da história de Alta Floresta, e vamos recorrer para que a vontade do povo seja respeitada”, escreveu em post no Instagram. 





Source link

VEJA MAIS

“Quilos Mortais”: veja o antes e depois de Angie, que pesava 292 quilos

Angela Marie Dunham-Johns, conhecida pelo apelido Angie J, chegou a pesar 292 quilos quando tinha…

Assassinato de Raquel Cattani completa um ano; acusados seguem presos, mas sem julgamento

Nesta sexta-feira (18), completa-se um ano do assassinato de Raquel Maziero Cattani, de 26 anos,…

Depósito de drogas ligado a facção é desarticulado com quase 1 tonelada de maconha em MT

A Polícia Civil realizou uma grande apreensão de entorpecentes nesta quinta-feira (17.7), desarticulando um ponto…