A intensificação de uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai deve voltar a provocar instabilidades sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15), informou a Climatempo. Apesar disso, o sol predomina durante boa parte do dia e o calor volta a ganhar força no estado.
As pancadas de chuva chegam a partir do fim da tarde, especialmente nas regiões das Missões, Oeste, Noroeste, parte da região Central e Campanha Gaúcha, com intensidade que varia entre fraca e moderada.
Em Santa Catarina e Paraná, o dia será de tempo firme e ensolarado. Com a perda de força da massa de ar polar, as temperaturas voltam a subir em grande parte da região, exceto em áreas do leste catarinense e paranaense, onde o ar ainda permanece mais ameno. No litoral do Paraná, o avanço da umidade marítima mantém o céu mais nublado, com possibilidade de chuva fraca e isolada.
No Sudeste, a frente fria começa a se afastar em direção ao oceano, mas a circulação de umidade ainda mantém o tempo instável entre Espírito Santo, Rio de Janeiro, Zona da Mata e vales de Minas Gerais. Há risco de chuva forte, com raios e trovoadas, especialmente em áreas Espírito Santo e Minas Gerais, onde podem ocorrer temporais e acumulados elevados.
Em partes da região central e oeste de Minas Gerais, também há chance de pancadas isoladas à tarde. Já em São Paulo, o tempo volta a ficar mais aberto, com calor intenso no interior, e máximas próximas de 30 °C.
No Centro-Oeste, o fluxo de umidade na atmosfera mantém as instabilidades sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. As chuvas devem ocorrer a partir da tarde, de forma irregular, mas com potencial para temporais e raios, especialmente em Mato Grosso, onde não se descarta a ocorrência de tempestades localizadas.
Em Mato Grosso do Sul, os ventos em níveis médios da atmosfera continuam inibindo a formação de nuvens, e o tempo permanece firme na maior parte do estado. Apenas o extremo norte e áreas do Pantanal podem registrar chuvas isoladas e fracas.
No Nordeste, os ventos oceânicos ainda provocam chuva fraca e passageira em pontos da faixa litorânea, principalmente entre a Bahia, Alagoas e Pernambuco. No interior, o sol predomina e o calor segue intenso, com umidade em níveis críticos no sertão nordestino.
Já no Norte do país, as instabilidades continuam ativas sobre Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e metade sul do Pará, com chuvas desde a manhã e risco de temporais. O tempo abafado predomina em toda a região. No Tocantins, as pancadas de chuva continuam presentes, podendo ser fortes em alguns momentos. No Amapá, o tempo segue firme, com sol e calor ao longo do dia.