11/02/2026

11 de fevereiro de 2026 09:06

Chuvas abaixo da média podem afetar parte do Centro-Oeste no fim da safra

O trimestre (fevereiro, março e abril) de 2026 deve registrar volumes de chuva próximos ou abaixo da média histórica em grande parte da Região Centro-Oeste. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que aponta uma redução de até 50 milímetros em relação à média histórica no Mato Grosso do Sul, Goiás e no leste do Mato Grosso para esse período.

Na contramão, o norte e o oeste do Mato Grosso devem registrar volumes próximos ou acima da média histórica no mesmo período. A previsão também indica que as temperaturas do ar devem permanecer acima da média em toda a região, com destaque para o centro-norte do Mato Grosso do Sul, o leste de Goiás e o sul do Mato Grosso.

No norte e oeste de Mato Grosso a expectativa é de volume de chuva próximo ou acima da média – Foto: Marcos Vergueiro – Secom-MT

Em relação à umidade do solo, os dados indicam níveis superiores a 60% em grande parte do Centro-Oeste ao longo do trimestre, o que tende a sustentar as lavouras em campo. No entanto, áreas do Pantanal e do leste do Mato Grosso do Sul podem apresentar armazenamento hídrico inferior a 40%, com redução parcial ao longo dos meses. 

Abril com menos umidade

Ainda segundo o boletim do Inmet, a diminuição da umidade pode resultar em déficit hídrico ao final do trimestre, com maior intensidade prevista para abril, quando são estimados déficits de até 60 milímetros nessas áreas. Esse cenário pode impactar lavouras em fases finais de enchimento de grãos, além de afetar o desenvolvimento da soja, algodão e suporte das pastagens.

Nas áreas com maior disponibilidade hídrica, especialmente no norte do Mato Grosso e no centro de Goiás, a previsão indica condições para a manutenção das lavouras de verão. Há também um cenário positivo para culturas de segunda safra, além da continuidade das pastagens. 

  1. Calor predomina e chuvas ficam isoladas em MS nesta terça-feira

  2. Defesa Civil alerta para riscos de quedas de árvores durante chuvas intensas em Mato Grosso

  3. Sábado será de sol, mas com pancadas de chuva em todo MS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Max cita “construção difícil”, mas quer Podemos na Câmara Federal

Prestes a assumir o comando do Podemos em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa…

Chegada de nova frente fria provoca mais chuva e aumenta risco de temporais no país

Foto: Pixabay O tempo nesta quarta-feira (11) será marcado por mudanças importantes no Sul e…

Modelo de Mato Grosso participa do Miss Brasil Supranational

A beleza e a determinação de Mato Grosso estarão em destaque no próximo dia 24,…