16/02/2026

16 de fevereiro de 2026 18:40

  • Home
  • Geral
  • Chuvas e prejuízo nas lavouras fazem prefeitura decretar emergência

Chuvas e prejuízo nas lavouras fazem prefeitura decretar emergência

A prefeitura de Santa Carmem (MT) decretou situação de emergência nas áreas urbana e rural do município. O decreto, publicado na última sexta-feira (13), surge após semanas de chuvas intensas que causaram uma série de prejuízos à produção agrícola e à infraestrutura da localidade.

O documento, assinado pelo prefeito Pablo Liberal Bortolas (PL), aponta que o elevado volume de precipitações têm impactado diretamente as lavouras de soja e milho. Segundo o decreto, as condições climáticas têm impedido a colheita da soja, o plantio do milho e a aplicação de fungicidas nas áreas produtivas.

Além dos prejuízos no campo, a gestão municipal relata danos significativos às estradas de terra que conectam propriedades rurais às principais vias de escoamento. Esse impasse logístico afeta diretamente o escoamento da produção. No caso da soja, até 13 de fevereiro, o estado já tinha colhido mais de 50% da sua área plantada.

Em 2023 o município também sofreu com as fortes chuvas, chegando a registrar formação de nuvens diferentes. – Foto: Reprodução

Os problemas nas vias têm comprometido também o transporte escolar, especialmente nas regiões rurais. Esse fator também pesou para que a prefeitura decretasse situação de emergência.

Com a declaração de emergência, os órgãos municipais ficam autorizados a adotar medidas administrativas para enfrentar a situação, incluindo mobilização de equipes, execução de obras emergenciais, aquisição de bens e contratação de serviços. O decreto também permite a abertura de crédito extraordinário para custear ações necessárias.

Dados meteorológicos indicam que fevereiro costuma registrar média de 270 milímetros de chuva no município. Até o dia 16 deste mês, o município já acumulou 113 milímetros, o equivalente a 42% da média histórica mensal, mantendo o cenário de atenção para os próximos dias.

Ainda de acordo com dados meteorológicos, pode chover até 10,08 mm no sábado (21). Já na próxima semana, as previsões apontam um cenário ainda mais crítico, com chuvas que podem chegar a 19,02 mm.

O decreto tem validade de 180 dias a partir da publicação.

  1. MT já colheu mais da metade da soja e mantém avanço dentro da média

  2. Mato Grosso deve registrar leve queda na safra de soja

  3. Exportações de soja e milho levam MS a superávit de US$ 462 milhões

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Agronegócio avança em soluções para eficiência energética | Dino

A transição energética tem sido tema recorrente no agronegócio brasileiro, especialmente diante da necessidade de…

Chuvas e prejuízo nas lavouras fazem prefeitura decretar emergência

A prefeitura de Santa Carmem (MT) decretou situação de emergência nas áreas urbana e rural…