O avanço de um ciclone extratropical continua influenciando o tempo em boa parte do país nesta quarta-feira (10), com previsão de chuva forte, risco de temporais e ventos intensos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, segundo a Climatempo.
Sul
O sistema se desloca lentamente em direção ao oceano, provocando pancadas de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A situação é de perigo no sudeste gaúcho, com maior risco de temporais localizado na metade leste do RS e no sul catarinense.
Em Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná, as pancadas devem ocorrer com intensidade moderada a forte. As rajadas de vento também se intensificam: podem variar entre 50 e 70 km/h em grande parte da região e alcançar até 90 km/h na metade leste. No litoral gaúcho e no sul de SC, os ventos podem superar esse valor.
Apesar da instabilidade, as temperaturas sobem no oeste do Sul e também nas áreas do norte e leste do Paraná e de Santa Catarina.
Sudeste
As instabilidades seguem atuando desde as primeiras horas do dia em São Paulo, além da metade oeste e do sul de Minas Gerais. Ao longo do dia, a chuva ganha força e atinge de forma moderada a forte Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e áreas do norte, leste, litoral e nordeste paulista.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Há risco de temporais no sul de Minas, na divisa com São Paulo, no interior do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e nas regiões central e nordeste de Minas. As temperaturas voltam a subir na maior parte do Sudeste, enquanto no sul mineiro o clima permanece mais ameno.
O deslocamento do ciclone favorece ainda fortes rajadas de vento, especialmente no centro-sul de Minas, em boa parte do Rio de Janeiro e no sul, leste, litoral e nordeste de São Paulo, onde os ventos também podem chegar a até 90 km/h.
Centro-Oeste
As instabilidades perdem força em Mato Grosso do Sul, mas ainda há chance de chuva moderada a forte no norte, nordeste e noroeste do estado.
Em Mato Grosso e Goiás, as pancadas continuam desde a manhã, com potencial para temporais no período da tarde, especialmente no nordeste goiano e na faixa norte de MT. As temperaturas ficam mais amenas em Goiás, enquanto o calor volta a se intensificar nas demais áreas da região.
As rajadas de vento podem atingir até 70 km/h no leste e sul de MS e no sul e sudeste de Goiás.
Nordeste
Chove de forma moderada a forte na metade sul do Maranhão, sul do Piauí e no oeste da Bahia, com possibilidade de temporais isolados. No interior do Maranhão e entre o litoral maranhense, piauiense e cearense, a chuva ocorre de forma mais fraca.
Nas demais áreas, o tempo permanece mais firme, com predomínio de calor e baixa umidade do ar, especialmente no interior do Nordeste, como leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, onde os índices podem ficar abaixo de 20%.
Norte
As pancadas seguem espalhadas no Amazonas e no Acre. Em Rondônia, sul do Pará e Tocantins, a chuva ocorre de maneira moderada a forte, com chance de temporais pontuais.
Em Roraima e no norte do Pará, o tempo fica mais firme, enquanto no Amapá há previsão de chuva fraca no norte do estado. As temperaturas continuam elevadas em toda a região.
O post Ciclone segue influenciando o tempo e coloca cinco estados em alerta para chuva forte e ventania apareceu primeiro em Canal Rural.