Um novo ciclone extratropical e uma frente fria se organizam neste fim de semana entre o Uruguai e o Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, será o primeiro sistema como este a influenciar diretamente parte do país em 2026, com potencial para provocar chuva forte e ventania.
Segundo a empresa de meteorologia, embora o centro de baixa pressão atmosférica associada a este ciclone extratropical não se desloque exatamente sobre a região, seu processo de formação terá impacto nos três estados.
Além disso, a frente fria que se forma a partir deste fenômeno vai aumentar as condições para chuva em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, mas os demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país não serão impactados.
Onde e quando o ciclone vai se formar?
A baixa a pressão atmosférica que dará origem ao primeiro ciclone extratropical de 2026, com influência direta sobre o Sul do Brasil, se intensifica entre hoje e amanhã (9) entre o Paraguai e o norte da Argentina. Essa baixa pressão se expande e dá origem ao ciclone extratropical na madrugada do sábado (10) entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
O sistema se desloca para leste no dia 11 de janeiro, devendo passar sobre o extremo sul gaúcho, na região de Santa Vitória do Palmar. Já na segunda-feira (12), o ciclone já estará sobre o oceano e afastando-se rapidamente do Brasil, diminuindo sua influência sobre o Sul do país.
Impactos em território gaúcho
O processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria vai gerar uma grande quantidade de nuvens cumulonimbus, que se espalham sobre o Sul do Brasil especialmente no sábado e domingo, causando chuva volumosa, em poucas horas, muitos raios e fortes rajadas de ventos. Há risco também de granizo.
Segundo a Climatempo, no Rio Grande do Sul, a intensificação e expansão da baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina já começa a causar chuva e ventos forte na tarde e noite desta sexta-feira (9).
A Defesa Civil do estado, inclusive, está alertando para o risco de chuva muito volumosa e ventania para áreas do centro e oeste gaúcho. Nestas regiões, pode chover em torno de 100 mm em apenas 6 horas e as rajadas de vento podem alcançar velocidades entre 80 km/h e 100 km/h.
Já no sábado, quase todo o Rio Grande do Sul ainda estará sujeito a temporais. Apenas o extremo oeste gaúcho fica fora desta condição. Além disso, neste dia, o ciclone extratropical já estará formado e as rajadas de vento moderadas a fortes serão sentidas no decorrer do dia em todo o estado, com ou sem chuva.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Para o domingo, a previsão é de diminuição da chuva sobre o estado, mas alguns temporais ainda poderão ocorrer no norte e nordeste do território.
A Climatempo chama atenção para a probabilidade de os grandes volumes de chuva que devem ser acumulados entre hoje e domingo (10) causarem enxurradas, elevação repentina de rios e arroios e alagamentos nos centros urbanos.
Temporais também em Santa Catarina e Paraná
As áreas de instabilidade geradas no processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria vão espalhar nuvens carregadas também sobre Santa Catarina e Paraná.
Assim, nesta sexta-feira, as pancadas de chuva com raios poderão ocorrer em todas as áreas dos dois estados, especialmente à tarde e à noite. Contudo, o dia será abafado, com períodos de sol e risco de precipiações e ventos moderados a fortes.
A Climatempo alerta para o maior risco de temporais no sudoeste e sul do Paraná, no oeste e centro-sul de Santa Catarina e chama atenção para o fato de essas condições nos dois estados não serem causadas pelo ciclone extratropical, que deve afetar apenas o Rio Grande do Sul.
Impactos em Mato Grosso do Sul e São Paulo
A maioria das áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo terão pancadas de chuva com raios com moderada a forte intensidade nesta sexta-feira e no sábado. Entretanto, essas condições são motivadas pelas altas temperaturas em ambos.
De acordo com a Climatempo, as áreas de fronteira do território sul-mato-grossense com o Paraguai ficarão mais sujeitas a temporais já no sábado. No domingo, o deslocamento da frente fria que se forma no Sul do Brasil aumenta a chuva em todo o estado e também em áreas do oeste e sul paulista.
O post Ciclone trará chuva de 100 mm e muita ventania neste fim de semana apareceu primeiro em Canal Rural.