05/02/2026

5 de fevereiro de 2026 18:50

  • Home
  • Geral
  • Comitiva de agricultores alemães visitam experimentos da primeira safra no CTECNO Parecis

Comitiva de agricultores alemães visitam experimentos da primeira safra no CTECNO Parecis

O Centro Tecnológico de Campo Novo do Parecis (CTECNO Parecis) recebeu na tarde desta quarta-feira (04.02) uma comitiva de agricultores alemães. No local, o grupo aprendeu mais sobre as técnicas da produção no solo arenoso e também sobre as diferenças dos resultados da soja em diferentes porcentagens de solo arenoso. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), em parceria com o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro), recebeu 31 pessoas da comitiva no centro de pesquisa.

O coordenador do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschmitt, mostrou os resultados das pesquisas conduzidas há 10 anos. Ele também explicou sobre as diferenças dos resultados da soja em diferentes porcentagens de solos arenosos.

– FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsAppTelegram e Instagram)

“Visitamos um dos experimentos destaques, que é o experimento de rotação de cultura da soja, onde observamos o desenvolvimento da cultura da soja em solos de textura arenosa a textura média. Desenvolvemos um trabalho com a cultura da soja num solo de 10% a 20% de argila nas sucessões com diferentes plantas de cobertura e conseguimos observar na prática o desempenho da cultura sobre essas plantas de cobertura”, explicou.

Durante a visita, os alemães tiraram diversas dúvidas sobre o solo e a palhada, sendo o destaque da agricultura brasileira. Rodrigo ressalta que a visita mostrou o segredo do sucesso da soja em ambientes tropicais, como no Brasil.

“Foi possível mostrar como é o cultivo a soja com a cobertura, promovendo ciclagem de nutriente, cobertura permanente de solo que é um dos sucessos do cultivo da soja em ambientes tropicais de cerrado”, afirmou.

A delegada do núcleo, Carine Ceolin, também destacou os principais pontos da visita. Durante entrevista, ela contou que a visita foi bem produtiva, pois a comitiva pôde tirar dúvidas sobre a agricultura.

“A visita dos agricultores europeus ao município de Campo Novo do Parecis foi bem produtiva, eles tinham muitas dúvidas sobre a agricultura brasileira e o relacionamento com a cidade. A visita serviu para mostrar a nossa realidade, mostrar como a gente faz a agricultura, de que maneira, com a sustentabilidade, principalmente quando a gente fala em plantio direto, isso é uma visão muito ampla para eles e com certeza eles vão sair daqui com a visão do agro muito melhor”, disse.

O participante da comitiva alemã e produtor rural, Matthias Klippel, destacou que aprendeu muito no CTECNO Parecis e que vai aplicar algumas técnicas na propriedade dele. Ele ressalta a semelhança entre o solo do centro de pesquisa e o solo da própria lavoura.

“Fiquei muito impressionado com o país, aqui no CTECNO há solos arenosos, eu também produzo neste tipo de solo e temos problema com secas, nós não conseguimos plantar com braquiária, mas também usados cobertura. Quando eu voltar vou verificar se o enraizamento delas é profundo como o pesquisador explicou aqui. Posso aprender aqui novas práticas de produção para deixar os rendimentos mais estáveis”, explicou.

A integração do CTECNO Parecis e a comitiva alemã reforça o papel da Aprosoja MT em destacar a agricultura brasileira e mostrar a realidade das lavouras. Com isso, os estudos produzidos no centro de pesquisa serão semeados em diversos cantos do mundo.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Faccionado é preso com 100 kg de drogas antes de executar ‘salve’

Um homem, apontado como o “disciplina” de uma facção criminosa, foi preso em flagrante na…

De Michael Jackson a Bad Bunny: quais artistas já se apresentaram no show do intervalo do Super Bowl

Quando o cronômetro do segundo quarto do Super Bowl LX entre New England Patriots e…