02/02/2026

2 de fevereiro de 2026 15:24

Concurso unificado tem 760 mil inscritos; provas em Sinop e mais 7 cidades de MT

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado registrou 761.528 inscrições confirmadas. São oferecidas 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. As vagas são para cargos distintos da primeira edição, realizada em agosto passado e que registrou um total de 2,1 milhões de candidatos inscritos confirmados.

As provas serão aplicadas em 228 cidades de todas as unidades da federação. Em Mato Grosso, as provas serão aplicadas em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande. Haverá dois dias de aplicação de provas. A primeira fase ocorrerá em 5 de outubro. Os candidatos habilitados nessa primeira etapa e convocados para fazer as discursivas farão a segunda fase em 7 de setembro.

Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o panorama “reflete a abrangência do modelo unificado, que busca garantir igualdade de acesso ao serviço público federal em todo o território nacional, valorizando a diversidade regional”.

No chamado Enem dos concursos, as mulheres representam 60% dos inscritos. Um aumento de 3,8%, em relação à edição anterior, quando correspondiam a 56,2% do total de candidatos.

Para esta edição, o governo federal anunciou a implementação de medidas específicas para incentivar a participação feminina no certame.

A primeira prevê que, caso haja uma desproporção de mulheres classificadas na primeira fase, de provas objetivas, será feita a equiparação de gênero. Na prática, o edital do certame garante que, no mínimo, 50% das vagas da segunda etapa, de provas discursivas, sejam preenchidas por mulheres, desde que haja candidatas aprovadas nessa fase, com as notas mínimas necessárias nas provas objetivas.

As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, com oportunidades para os níveis superior e intermediário. Como na primeira edição, o modelo unificado permitiu que, no momento da inscrição, o candidato optasse por um bloco e indicasse diferentes cargos e órgãos, listados em ordem de preferência entre cargos, com base em seu desempenho.

Entre os blocos temáticos, o nono, com cargos de nível intermediário de escolaridade, registrou o maior número de inscrições, com 177.598 homologadas.

Confira o total de inscritos por bloco:

Bloco 1 – seguridade social: saúde e assistência: 127.970;
2 – cultura e educação: 69.507;
3 – ciências, dados e tecnologia: 35.834;
4 – engenharia e arquitetura: 41.245;
5 – administração: 173.829
6 – desenvolvimento socioeconômico: 44.441;
7 – justiça e defesa 54.029;
8 – intermediário – saúde 37.075;
9 – intermediário – regulação 177.598.

O ministério prevê a convocação imediata dos aprovados em 2.480 vagas e outras 1.172 vagas são para preenchimento no curto prazo, após a homologação dos resultados​.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pesquisadora de Cáceres participa de estudo brasileiro na Antártica

Pesquisadores brasileiros estão na Antártica investigando fenômenos que ajudam a compreender o funcionamento do clima…

Planta quebra-pedra vira remédio industrializado no Brasil; saiba quando chega ao SUS

O Brasil dá um passo histórico na união entre o conhecimento tradicional e a ciência…

Mato Grosso está entre os 10 estados com mais brasileiros deportados dos EUA

Mato Grosso aparece como o sétimo estado brasileiro com maior número de pessoas deportadas dos…