O primeiro lugar no pódio da Copa América Feminina foi definido nesta sexta-feira (1). A Argentina derrotou o Uruguai, nas cobranças de pênaltis, e terminou a competição na terceira posição geral.
No tempo normal, o confronto ficou empatado em 2 a 2. Aldana Cometti e Flor Bonsegundo marcaram para a Albiceleste, enquanto Esperanza Pizarro e Juliana Viera anotaram do lado das uruguaias.
A grande decisão da Copa América acontecerá neste sábado (2), às 18h (de Brasília). Brasil e Colômbia lutarão pelo título da 10ª edição do torneio. A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias buscará sua nona conquista na história, enquanto as colombianas querem alcançar o topo do continente pela primeira vez.
O jogo
A primeira oportunidade clara de gol da partida saiu aos 14 minutos. A meio-campista Betina Soriano, da Argentina, finalizou e a goleira Agustina Sánchez fez boa defesa.
Pouco depois, aos 23 minutos, cobrança de escanteio de Milagros Martín e Aldana Cometti subiu mais alto que todo mundo para abrir o placar a favor da Albiceleste.
O Uruguai não se abalou com o gol sofrido e chegou ao empate na marca de 35 minutos. Esperanza Pizarro colocou a bola na área e Wendy Carballo não conseguiu desviar, mas a tentativa acabou no fundo das redes da Argentina.
Na sequência, foi Pizarro quem serviu suas companheiras. Ela tocou para Juliana Viera bater no canto e virar a partida. As uruguaias foram para o intervalo vencendo o jogo por 2 a 1.
Atrás do placar, a Argentina se mandou para o ataque em busca do empate. Aos 38 minutos da etapa final, Carolina Troncoso foi derrubada na área e a arbitragem assinalou um pênalti a favor da equipe. Flor Bonsegundo cobrou no alto e empatou a partida em 2 a 2.
O duelo seguiu para a definição nas penalidades máximas. Após um acerto de cada lado, a goleira argentina Solana Pereyra defendeu a cobrança de Stephanie Lacoste, jogadora do Internacional. Depois de uma série de batidas convertidas, Kishi Núñez decretou a vitória da Argentina no fim.