Destaque na vitória do Real Madrid contra a Real Sociedad, por 4 a 1, no sábado (14), pela 24ª rodada de LALIGA, Vinicius Jr. enfim parece ter se reencontrado com o futebol que lhe garantiu o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, no final do ano retrasado.
Criticado por jornais por supostas “simulações” nos pênaltis, Vini foi enaltecido por Álvaro Arbeloa após a partida. O técnico que substituiu Xabi Alonso no comando da equipe afirmou que tem visto “um grande Vinícius” no último mês.
“Levo um mês vendo um grande Vinícius, não só nesta partida. Ele vem fazendo jogos de muitíssimo nível, sendo desequilibrante”, disse.
Mas, afinal de contas, Vini Jr. tem sido desequilibrante para o Real Madrid? O atacante brasileiro melhorou de desempenho desde a demissão de Xabi Alonso?
Xabi Alonso foi demitido após a derrota para o Barcelona na Supercopa da Espanha, no dia 11 de janeiro. Até aquele clássico, Vini tinha marcado 5 gols e dado 7 assistências em 27 jogos – 23 como titular.
A média de participação em gols do jogador, com Xabi no comando, era de 0,44. Com Arbeloa, marcando 4 gols e dando 2 assistências, em 7 jogos, essa média subiu para 0,85.
Desde que o novo técnico assumiu o Real Madrid, Vinícius Jr. atuou em sete dos oito jogos da equipe, sendo titular em todos eles e atuando a partida inteira.
Defendendo o jogador brasileiro desde que chegou ao clube, Arbeloa conseguiu resgatar a confiança de um multicampeão que foi criticado por sua torcida ainda este ano, mas que se não esqueceu de como agradar seus torcedores: sendo decisivo.
