Sua meta para 2026 é manter a casa limpa e em ordem? Então, o primeiro passo é se desfazer do que não tem mais utilidade e só atrapalha a manutenção dos ambientes.
Em seguida, vale criar um cronograma de cuidados domésticos que seja factível dentro da sua rotina. “Pequenas tarefas que a gente consegue fazer por dia contribuem para que a casa fique limpa e organizada, sem deixar tudo acumular para uma faxina pesada no fim do mês”, diz João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da rede de limpeza residencial e empresarial Maria Brasileira.
Tudo + um pouco
Uma newsletter com soluções para descomplicar seu dia a dia
A frequência ideal de limpeza pode variar de acordo com fatores como o tipo de imóvel, a localidade, o número de moradores, seus hábitos e a presença de crianças ou animais de estimação.
Mas, para ajudar nessa organização, o especialista aponta uma recomendação geral. Veja a seguir de quanto em quanto tempo é indicado realizar cada tarefa em casa.
Todo dia
- Reserve cerca de 10 minutos para a manutenção da limpeza do banheiro e da cozinha, em geral, os ambientes que exigem mais atenção por apresentarem maior risco de contaminação.
-
Use vassoura ou aspirador de pó para controlar o nível de poeira e, quando possível, passe um pano. Para essa manutenção diária, robôs aspiradores podem ser bons aliados.
Uma vez por semana
- Remova o pó de móveis, prateleiras e da televisão.
- Limpe o box do banheiro e os espelhos.
- Higienize áreas de toque frequente, como maçanetas, interruptores e controles remotos.
A cada 15 dias
- Retire o pó de paredes e adornos que estão na vertical —uma dica é usar uma vassoura de pelos macios.
- Faça uma faxina no banheiro. Se o local for usado por mais de duas pessoas, a recomendação é que essa limpeza mais pesada seja feita pelo menos uma vez por semana.
Uma vez por mês
- Faça uma faxina em todos os cômodos da casa, na qual é preciso retirar todos os objetos e limpar bem cada cantinho (atrás dos móveis, embaixo da cama e dentro e em cima dos armários, por exemplo).
- Higienize o filtro do ar-condicionado. Nos modelos com filtro lavável, a limpeza pode ser feita com água e detergente neutro no tanque.
A cada três meses
- Limpe rodapés e estruturas de portas e janelas.
A cada seis meses
- Limpe as paredes, se houver necessidade. A frequência não deve ser maior do que essa, para evitar danos à pintura. Use somente uma mistura de 20 ml de detergente neutro incolor e 300 ml de água, aplicada com uma esponja macia. Depois, passe um pano umedecido.
- Lave as cortinas —a frequência deve ser maior em casas com pessoas alérgicas.
Uma vez por ano
- Lave tapetes e carpetes —a limpeza também deve ser mais frequente em residências com pessoas alérgicas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?