13/01/2026

13 de janeiro de 2026 04:57

  • Home
  • Esportes
  • Dow Jones pode atingir recorde em meio a tensões geopolíticas

Dow Jones pode atingir recorde em meio a tensões geopolíticas

Os Estados Unidos atacaram a Venezuela e o presidente Donald Trump ameaça tomar a Groenlândia “à força”. Enquanto isso, os EUA enfrentam uma perspectiva econômica incerta e um relatório de empregos fraco.

Mas o índice Dow Jones Industrial Average ainda pode atingir um recorde de 50.000 pontos na segunda-feira (12).

O Dow Jones, composto por grandes empresas consideradas representativas do mercado, geralmente reflete o sentimento geral dos americanos. Quando as tensões estão altas ou as pessoas estão pessimistas, o Dow Jones tende a cair; quando as pessoas estão mais otimistas, o Dow Jones tende a subir.

Atualmente, os americanos enfrentam uma profunda divisão política: greves na Venezuela, protestos contra o ICE após o assassinato de uma mãe em Minneapolis, a economia fechando 2025 com fracos ganhos de emprego e intenções de “fazer algo na Groenlândia, quer queiram quer não”.

Isso deveria significar que o Dow está em queda, e não se aproximando de um recorde histórico. Então, por que isso contradiz a história?

Impacto econômico em vez de grandes manchetes

Wall Street está mais preocupada com o impacto econômico das medidas políticas de Trump, como, por exemplo, se as greves na Venezuela poderiam interromper o fluxo de petróleo.

Mas Trump propôs que os EUA invistam na infraestrutura petrolífera da Venezuela, potencialmente explorando o petróleo bruto do país — que corresponde a cerca de um quinto das reservas globais mundiais, de acordo com a Administração de Informação Energética dos EUA.

Isso poderia aumentar os gastos com defesa, mas não o suficiente para assustar o mercado, disse Jay Hatfield, diretor executivo da Infrastructure Capital Advisors.

“É fundamental focar nos fatores econômicos que impulsionam o mercado de ações e reconhecer que as questões políticas e de relações internacionais são apenas isso, questões políticas, a menos que sejam extremas”, disse ele.

O secretário de Energia, Chris Wright, disse à jornalista Kristen Holmes, da CNN, que nenhum acordo oficial foi fechado, mas houve um “tremendo interesse” por parte das principais empresas petrolíferas após a reunião de sexta-feira entre representantes do governo e executivos.

A abertura do fluxo de petróleo impulsionaria a economia, observou Hatfield, o que representa uma perspectiva mais otimista para os investidores.

O índice continuou a registrar ganhos ao longo da semana, à medida que as tensões nos Estados Unidos se intensificavam. Na sexta-feira (9), o Dow Jones subiu mais 237 pontos.

Existem alguns motivos para otimismo: Trump ordenou a seus “representantes” que comprassem US$ 200 bilhões em títulos hipotecários para reduzir os custos de moradia, os investidores estão otimistas com a adoção da IA ​​e não houve demissões em massa, disse Hatfield.

Consumidores pessimistas continuam comprando

A mais recente pesquisa de opinião pública da Universidade de Michigan mostrou que o sentimento aumentou em janeiro pelo segundo mês consecutivo, atingindo uma leitura preliminar de 54, contra 52,9 em dezembro. A maioria das pessoas foi entrevistada antes da prisão de Nicolás Maduro.

Os americanos têm uma visão mais pessimista da economia de Trump devido a preocupações com o aumento dos preços de alimentos e serviços. Mas isso não se reflete no consumo, que continua a impulsionar a economia.

As vendas no varejo dos EUA na Black Friday, por exemplo, subiram 4,1% em comparação com o ano passado, de acordo com dados do Mastercard SpendingPulse.

Isso se deve em grande parte à economia em forma de K, onde os americanos mais ricos continuam gastando, já que seus bolsos são reforçados pelo forte mercado de ações , aumentos salariais e valorização imobiliária. Enquanto isso, as famílias de baixa renda reduzem os gastos por causa da desaceleração do mercado de trabalho, do alto endividamento e da inflação.

“Eles estão um pouco cautelosos com o fato de que não estão sendo criados empregos, mas também não estão perdendo empregos”, disse Paul Christopher, chefe de estratégia de investimento global do Wells Fargo Investment Institute. E este ano a expectativa é de um forte crescimento do emprego, acrescentou.

Otimismo em relação ao corte da taxa de juros

Os investidores ainda estão otimistas quanto à possibilidade de o Federal Reserve reduzir as taxas de juros, após três cortes consecutivos em 2025, observou Hatfield.

No entanto, poderá haver mais volatilidade nas próximas semanas devido à temporada de balanços e à divulgação do relatório do Índice de Preços ao Consumidor de dezembro do Departamento de Estatísticas do Trabalho, de acordo com Christopher.

O relatório de empregos “sem contratações, sem demissões” dá sinal verde ao Fed para cortar as taxas de juros, disse ele.

“Os mercados ignoram outras coisas, as questões políticas, e vão se concentrar no que acreditamos ser uma economia bastante forte em 2026. Então, quer atinjamos o Dow (50.000) na segunda, terça ou quarta-feira, vamos analisar o panorama geral”, disse Christopher.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Malik Monk e DeRozan têm noite de cinema, ofuscam Luka Doncic, e Kings dominam os Lakers

O Sacramento Kings está tentando embalar na NBA. Contra o Los Angeles Lakers no duelo…

A democracia americana é capaz de conter Trump? – 12/01/2026 – Joel Pinheiro da Fonseca

Quem diria que a independência do Banco Central morreria antes nos EUA do que no…

Enquete BBB 26: vote para quem vai sua torcida do Quarto Branco

Os Pipocas que não foram escolhidos pelo público na Seleção BBB vão passar por mais…