10/02/2026

10 de fevereiro de 2026 09:53

  • Home
  • Notícias de Vera
  • Educação em destaque: Vera conquista Selo Ouro de Alfabetização pelo segundo ano consecutivo

Educação em destaque: Vera conquista Selo Ouro de Alfabetização pelo segundo ano consecutivo

Município atinge nível máximo no Indicador Criança Alfabetizada e se destaca entre cidades de Mato Grosso

O município de Vera alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro de Alfabetização 2025/2026, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A certificação reconhece municípios e estados que atingiram os mais altos padrões de desempenho — entre 85 e 100 pontos — no Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

Em Mato Grosso, apenas 79 municípios conquistaram o Selo Ouro. Outros 51 ficaram com o Selo Prata e seis receberam o Selo Bronze, o que reforça o destaque de Vera no cenário estadual da educação básica.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Itauana de Castro, o resultado é fruto de um trabalho coletivo envolvendo gestão, professores, profissionais da educação, pais e alunos.

“É somando forças que o objetivo vem. Nosso reconhecimento especial à articuladora, professora Célia Reis, que coordenou todo esse processo. O aproveitamento dos alunos mostra o quanto a dedicação tem efeito. Estamos realizando novos investimentos e isso vai melhorar ainda mais nossa educação”, afirmou a secretária.

Os resultados preliminares, disponíveis no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), confirmaram em fevereiro de 2026 a lista de municípios que atingiram a categoria máxima. O Selo Ouro integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e simboliza o reconhecimento às boas práticas de gestão, formação continuada de professores e monitoramento permanente dos indicadores educacionais.

O principal critério para a conquista do selo é o cumprimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada, que avalia a alfabetização dos estudantes ao final do 2º ano do ensino fundamental. Em Vera, participam da avaliação todos os alunos em idade de alfabetização, com destaque para os estudantes da Escola Nilza de Oliveira Pipino.

A iniciativa tem como foco garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa, consolidando bases sólidas para o desenvolvimento educacional e social do município.

Acompanhe as atualizações do VERANEWS em tempo real pelo WhatsApp. Clique aqui para se inscrever.

VEJA MAIS

UnB lança concurso para professor com salário inicial de R$ 13,2 mil

Um novo concurso da UnB (Universidade de Brasília) teve o edital publicado nesta terça-feira (10).…

Facção liderada por foragido é investigada por lavagem de dinheiro em 4 estados

Uma facção criminosa investigada por lavagem de dinheiro por meio de documentação falsa e empresas…