O que é uma mulher? A militância trans responde que mulher é uma pessoa que se identifica como mulher. Portanto o slogan “mulheres trans são mulheres” significa “mulheres trans são pessoas que se identificam como pessoas que se identificam como mulheres”. Uma tautologia desvairada.
Mulher é a fêmea da espécie homo sapiens. A separação binária entre machos e fêmeas se dá a partir de marcadores biológicos, como os cromossomos, o sistema reprodutor, hormônios e a diferenciação entre gametas (anisogamia). As diferenças culturais entre homens e mulheres (gêneros) vêm justamente do sexo.
Por serem, no geral, menores que os homens, por engravidarem e amamentarem, mulheres ficaram restritas ao lar por milênios em diversas sociedades; foram tratadas como propriedade e são a maioria das vítimas de violência sexual e doméstica.
Por isso a categoria sexo precisa ser retomada, mas essa abordagem vem sendo acusada de transfobia —até em universidades, como mostra o ensaio do biólogo Richard Dawkins no livro “The War on Science”.
Feministas são perseguidas por buscarem preservar espaços para mulheres, em banheiros, prisões ou nos esportes. Lésbicas e gays são acusados de preconceito porque não sentem atração pelo sexo oposto (pessoas trans).
Por isso, gays, lésbicas e bissexuais lançaram a LGB International, neste mês, em busca de políticas baseadas em sexo e sexualidade —e foram alvo de ataques.
No Brasil, a Matria, associação civil que demanda ações em defesa das mulheres a partir da categoria biológica, não foi selecionada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres do Ministério das Mulheres, mesmo tendo preenchido os requisitos necessários.
Indício de que o veto se deva à pauta trans é o fato de que representantes de associações que já haviam sido aceitas tiveram passagens canceladas para o evento, logo após demonstrarem apoio à Matria nas redes sociais.
Parece que, para o governo federal, mulher é uma tautologia, e políticas públicas baseadas em evidências não podem sair daí.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.