14/01/2026

14 de janeiro de 2026 18:30

Em era desumana, filha ensina como ser cordial

Há dias em que o Brasil parece um lugar treinado para o adjetivo fácil e o julgamento rápido. Dias em que a brutalidade viraliza antes mesmo de a dor poder respirar. E, no entanto, no velório de Paulo Frateschi, histórico militante contra a ditadura, fundador do PT em São Paulo e ex-deputado estadual, o país testemunhou uma cena necessária: em meio à tragédia, uma filha escolheu oferecer humanidade.

Yara Frateschi se levantou diante das câmeras e do cansaço moral do país para defender o irmão de 34 anos que, segundo a polícia, matou o próprio pai, a facadas, durante um surto psicótico. “Ele não é um monstro”, disse. Em tempos de tribunais instantâneos nas redes, que estão pedindo o sangue do rapaz, a frase soou como heresia para uns, mas foi gesto de coragem. Mesmo que a situação lhe garantisse o silêncio, ela preferiu o risco de estender uma ponte, não para justificar o horror, mas para impedir que uma enfermidade mental virasse sentença moral.

Enquanto o corpo do pai era velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, entre lideranças petistas e movimentos sociais, uma mensagem de Lula foi lida, lembrando a importância da luta de Paulo — preso e torturado pela ditadura. A viúva, em uma cadeira de roda e com o braço ferido no episódio que matou o marido, estava presente, símbolo de uma dor sem nome, que sangra dentro da família antes de se espalhar por manchetes. Mas Yara insistiu: o irmão tinha um “carinho imensurável pelo pai”, os dois eram muito próximos e lá havia sim muito amor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Após operação da PF, defesa de Nelson Tanure nega relação com Master

A defesa do empresário Nelson Tanure negou, nesta quarta-feira (14), que ele tenha qualquer relação…

Por que empresa de Ronaldo ‘Fenômeno’ escolheu Andreas Pereira, do Palmeiras, como novo agenciado no Brasil?

Possível titular do Palmeiras no clássico contra o Santos, nesta quarta-feira (14), pelo Campeonato Paulista,…

Access Denied

Access Denied You don’t have permission to access “http://noticias.uol.com.br/colunas/mariana-sanches/2026/01/14/brasil-informado-banimento-vistos-brasileiros-eua.htm” on this server. Reference #18.867cc17.1768417525.6afe6db9 https://errors.edgesuite.net/18.867cc17.1768417525.6afe6db9…