A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Em sua última aparição na TV, durante o “Domingão do Huck”, ela falou sobre a sua ida para os Estados Unidos para um tratamento experimental contra o câncer, e também performou “Brasil”, música tema de “Vale Tudo” e que foi eternizada na voz de Gal Costa.
Durante sua participação no programa, Preta falou sobre sua relação com a trama da novela — que contou com a participação de seu ex-marido, Otavio Müller, na primeira versão —, e sobre como se sentiu honrada em poder cantar uma música tão emblemática.
Ela também deu detalhes sobre sua mudança para os Estados Unidos, logo após a decisão de tentar um tratamento experimental para o câncer de intestino.
“Eu agora entro numa fase difícil, complicada, porque aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Então agora as minhas chances de cura estão fora do Brasil. É para lá que eu vou. Voltar pra cá curada, e poder voltar a fazer o que eu amo, que é vir aqui cantar, que é vir aqui ser jurada, que é poder brincar com minha neta, com os meus sobrinhos, enfim, meu filho, ver meu filho, ver esse ser incrível que ele é”, disse a cantora na época.
Na sequência, após brincar com o fato de Carolina Dieckmmann, 46, uma de suas amigas mais fiéis, ser considerada a mais chorona, Preta pontuou que ainda não era a hora de se despedir. “Tem muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então eu me recuso a aceitar que se findou pra mim agora. Acho que ainda tenho aí uma caminhada“.
Ícone cultural brasileiro, Preta, filha de Gilberto Gil, era de uma família tradicional do cenário artístico e foi uma importante figura feminina, com voz ativa pela luta contra o racismo e a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+ por meio de suas produções e atuação no setor.
Em janeiro de 2023, Preta teve um câncer no intestino diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente — nas redes sociais e em entrevistas à imprensa — seus desafios na batalha contra a doença.