O verão impõe cuidados especiais no manejo de cavalos, principalmente daqueles de alto rendimento. Alimentação adequada, hidratação constante e estratégias para reduzir o estresse térmico são fundamentais para garantir a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais em treinamentos e competições.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Criador do Haras Rosa Mystica, Nilson Leite destaca que as altas temperaturas afetam diretamente os cavalos, que são animais de grande porte e sensíveis ao calor. Segundo ele, cada animal reage de forma diferente, o que exige acompanhamento individualizado, especialmente nesta época do ano.
“É importante proporcionar locais com sombra, ventilação e banhos estratégicos. Tem que ter uma atenção bastante grande, porque prevenir vai ser sempre muito melhor do que remediar”, explica Leite.
Alimentação e hidratação
No período mais quente, o manejo alimentar também passa por ajustes. De acordo com Leite, a alimentação deve ser oferecida em horários mais frescos, evitando o pico de calor, para reduzir riscos como cólicas.
Segundo Leite, os animais precisam ter acesso contínuo à água fresca, além de reposição de eletrólitos e vitaminas, principalmente aqueles que suam mais durante o calor intenso.
Genética, manejo e preparação
O Haras Rosa Mystica é reconhecido pela criação e preparação de cavalos de alto rendimento que participam de grandes competições nacionais e internacionais. Animais do criatório já estiveram presentes nos dois últimos Jogos Pan-Americanos e na última Olimpíada, em Paris.
Entre os principais resultados estão títulos como o Grande Prêmio Rolex de Roma, os Grandes Prêmios de Fontainebleau, Hamburgo e Aachen, além de vitórias nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe.
Segundo Leite, o sucesso é resultado de três pilares: genética, manejo e preparação psicofísica. “Apesar de serem animais grandes e fortes, os cavalos são muito sensíveis. É necessário uma preocupação com o seu desenvolvimento psíquico e social, para que ele não tenha nenhum tipo de trauma, nenhum tipo de estresse”, destaca.
No verão, os cuidados são intensificados, com atenção ao resfriamento após os exercícios e à redução da carga de treinos nos dias mais quentes.
“Não exagerar nos treinamentos, principalmente agora no calor. Toda essa preocupação individualizada com o animal é que, na minha opinião, vai fazer com que ele se torne campeão e se desenvolva”, orienta Leite.
O post Entenda como o calor intenso pode impactar a saúde de cavalos de alto rendimento apareceu primeiro em Canal Rural.