13/01/2026

13 de janeiro de 2026 04:58

  • Home
  • Esportes
  • “Estaremos prontos”: à CNN, Dembélé garante foco da renovada França na Copa

“Estaremos prontos”: à CNN, Dembélé garante foco da renovada França na Copa

Campeão em 2018 e vice em 2022:  será 2026 o ano da França voltar a reinar no maior palco do futebol mundial?

Com o novo ano, surgem novos objetivos, e para o recém-coroado melhor jogador de futebol do mundo, Ousmane Dembélé, uma nova chance de glória na Copa do Mundo está no topo de sua agenda.

Após conquistar o troféu na Rússia há oito anos, as dolorosas memórias da derrota agonizante para a Argentina no Catar ainda persistem. A chance de redenção em solo americano neste verão e a tentativa de conquistar o terceiro título mundial para Les Bleus é uma oportunidade que ele quer agarrar com todas as forças.

“Nós sabemos o que é preciso para chegar até o fim e vamos tentar fazer de tudo para trazer o troféu para casa”, disse o atacante com exclusividade à CNN Sports após vencer o prêmio de Melhor Jogador Masculino no recente Globe Soccer Awards em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

“Sabemos que temos uma missão nos Estados Unidos. Já estamos falando desta Copa do Mundo há muito tempo e acredito que estaremos prontos para a ocasião.”

Liderando a frente de ataque

A equipe que embarcará nessa missão será muito diferente daquela que entrou em campo no Estádio Lusail em dezembro de 2022.

Os veteranos Hugo Lloris, Raphaël Varane, Antoine Griezmann e Olivier Giroud não fazem mais parte do grupo.

A turma de 2026 sob o comando do técnico Didier Deschamps é uma mistura de juventude energética e cabeças experientes, com Dembélé preparado para ser uma das principais figuras ao lado do também atacante Kylian Mbappé.

“Houve um grande número de mudanças. Temos jogadores talentosos que se adaptaram muito bem ao estilo e ao elenco”, disse ele.

“A seleção francesa sempre terá um papel de protagonista neste tipo de torneio, então terão que contar conosco”, completou.

Dembélé comemora gol do PSG no Mundial de Clubes de 2025 • Dan Mullan/Getty Images

O jogador de 28 anos reconhece que o torneio não será fácil, com um destaque especial para o jogo da fase de grupos contra a Noruega, que conta com as estrelas da Premier League Erling Haaland e Martin Ødegaard.

No entanto, a partida de estreia do torneio — um confronto contra o Senegal em 16 de junho no MetLife Stadium — é o que o atacante marcou em sua agenda.

Nascido e criado na França, filho de imigrantes africanos, sua mãe Fatima, com quem mantém uma relação próxima, é mauritano-senegalesa, enquanto seu pai é do Mali.

“Recebi uma tonelada de mensagens depois disso”, sorri ele, relembrando o sorteio da Copa do Mundo em dezembro.

“As pessoas me disseram para fazer um gol (contra o Senegal). Literalmente! Há vários de nós neste time que são senegaleses e franceses. Vai ser uma partida muito bonita.”

2025: o ano que mudou tudo para Dembélé

Não é apenas no nível de seleção que o atacante está mirando mais sucesso. 2025 foi um ano transformador tanto individualmente quanto no nível de clube para Dembélé.

Ele foi parte fundamental do time do Paris Saint-Germain que dominou a França na última temporada, terminando como artilheiro do campeonato enquanto Les Parisiens conquistavam uma dobradinha doméstica.

Com oito gols e seis assistências em 15 partidas da Champions League, Dembélé galvanizou o jovem elenco do PSG rumo à sua primeira histórica conquista europeia com uma vitória contundente por 5 a 0 sobre a Inter de Milão, na qual ele deu assistências para os gols de Désiré Doué e Khvicha Kvaratskhelia.

As recompensas por seus feitos? O prestigioso Bola de Ouro em setembro, seguido pelo prêmio The Best da Fifa em dezembro e o já mencionado Globe Soccer Award antes da virada do ano.

Foi a realização de um sonho de infância e um testemunho de que o caminho até o topo está longe de ser direto.

Dembélé estourou no cenário futebolístico ao vencer o prêmio de jovem jogador do ano na França em sua primeira temporada como profissional no Stade Rennais, e na temporada seguinte, ajudou o Borussia Dortmund a conquistar a Copa da Alemanha.

Ousmane Dembélé sofreu com lesões no Barcelona • Imagem: Forbes/Getty Images
Ousmane Dembélé sofreu com lesões no Barcelona • Imagem: Forbes/Getty Images

Uma transferência milionária para o gigante europeu Barcelona o sobrecarregou com enormes expectativas, e ele foi prejudicado por uma série de lesões. Para muitos, sua trajetória estava arruinada.

“Lembro-me de momentos na minha carreira em que foi difícil, quando eu não podia desistir. Era principalmente mental. Eu tinha muitas coisas para lidar… Mas é isso, é seu caminho, é destino, é a vida. Você só precisa continuar jogando”, disse.

Uma equipe unida e grandiosa

Sua chegada ao PSG em 2023, que coincidiu aproximadamente com a nomeação do técnico Luis Enrique, provou ser o renascimento de sua carreira.

Dembélé tem prosperado sob o foco de Enrique em fazer do coletivo, não dos indivíduos, o protagonista, particularmente após a saída do superastro Mbappé para o Real Madrid no meio de 2024.

“Todo jogador de futebol quer ter uma equipe que seja coletivamente muito forte. Sinto muito prazer nesta equipe. Todos são importantes neste elenco, seja você jovem ou mais experiente”, ele diz orgulhosamente.

A mudança de mentalidade das equipes estreladas de Mbappé, Lionel Messi e Neymar para o grupo trabalhador de Luis Enrique trouxe resultados notáveis para o clube, com impressionantes seis troféus em 2025.

Os parisienses mantiveram o embalo ao conquistar seu primeiro troféu do ano na semana passada, quando derrotaram o arquirrival Olympique de Marseille em uma dramática disputa de pênaltis para garantir seu quarto título consecutivo da Supercopa da França.

Enquanto a equipe está envolvida em uma acirrada disputa pelo título na França com o surpreendente Lens, o PSG tem como objetivo se tornar a primeira equipe desde o Real Madrid a conquistar a Champions League em anos consecutivos.

Com duas rodadas restantes na fase de liga, os atuais campeões seguem no caminho para se classificar automaticamente às oitavas de final, ocupando atualmente a terceira posição na classificação com 13 pontos em seis partidas.

O francês e seus companheiros de equipe, no entanto, não estão satisfeitos em parar por aqui com as vitórias. A mensagem de Dembélé é clara: o Paris Saint-Germain não vai deixar o topo tão cedo.

“Como o treinador nos repetiu, é sendo uma equipe que podemos conquistar todos esses troféus e foi isso que fizemos, especialmente em 2025, e vamos tentar fazer o mesmo em 2026”, afirma.

“A filosofia do Paris Saint-Germain e da equipe não vai mudar. Queremos ser um time unido e, acima de tudo, uma grande equipe”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Malik Monk e DeRozan têm noite de cinema, ofuscam Luka Doncic, e Kings dominam os Lakers

O Sacramento Kings está tentando embalar na NBA. Contra o Los Angeles Lakers no duelo…

A democracia americana é capaz de conter Trump? – 12/01/2026 – Joel Pinheiro da Fonseca

Quem diria que a independência do Banco Central morreria antes nos EUA do que no…

Enquete BBB 26: vote para quem vai sua torcida do Quarto Branco

Os Pipocas que não foram escolhidos pelo público na Seleção BBB vão passar por mais…