Rivais nesta terça-feira (3), pela semifinal da Copa da Liga Inglesa, Arsenal e Chelsea não dividem apenas a mesma cidade, Londres, como também possuem diversos craques em comum ao longo da história.
No gol, Petr Cech é um deles. O goleiro tcheco entrou na história dos Blues após passar 11 temporadas defendendo as cores do time de Stamford Bridge. No final de sua carreira, defendeu os Gunners por quatro temporadas.
Lenda do futebol inglês, Cech já foi treinado por diferentes treinadores. Entre os técnicos que já comandaram o goleiro está Luiz Felipe Scolari.
Felipão comandou o Chelsea na temporada de 2008/09, chegando ao clube inglês após o trabalho do israelense Avram Grant, que substituiu José Mourinho nos Blues.
O gaúcho chegou com moral em Stamford Bridge após o penta com a seleção brasileira, em 2002, e seis anos no comando de Portugal, onde ficou com o vice da Eurocopa de 2004.
Em entrevista à ESPN, Petr Cech falou sobre o período do Chelsea sob o comando de Felipão e explicou os motivos que fizeram a passagem do brasileiro na Inglaterra durar menos de uma temporada.
“Acho que Luiz Felipe e sua equipe eram pessoas muito boas. Devo dizer que foi muito bom trabalhar com eles. Mas, como pessoa, acho que a maneira como ele trabalhava não era adequada para uma equipe da Premier League, porque a abordagem era diferente”, disse.
Scolari somou 20 vitórias, 11 empates e 5 derrotas à frente do Chelsea. O aproveitamento de 65,7% não refletia exatamente o que jogadores como Cech sentiam no dia a dia do clube.
“Acho que, às vezes, na Premier League, muitas coisas são sobre detalhes, são físicas, exigentes, então você precisa fazer uma preparação implacável com intensidade. Acho que com Luis Felipe era mais sobre: ‘Ok, você vai lá e expressa seu jogo em campo’”, explicou.
“O treinamento foi diferente do que costumávamos fazer. Acho que, para a Premier League, nosso time não estava tão apto quanto deveria estar”.
Felipão comandou o Chelsea em 25 rodadas da Premier League de 2008/09. Com o brasileiro no comando, os Blues venceram 14 partidas, empataram 7 e perderam outras 4 (65,3%). Sem Scolari, o aproveitamento subiu para 87,1% nos últimos 13 jogos do campeonato.
Na metade da temporada, os Blues ainda foram eliminados na quarta rodada da Copa da Inglaterra, para o Burnley, e foram ultrapassados pelo Liverpool, no segundo turno da liga. O fim da passagem de Felipão ocorreu após a 25ª rodada da Premier League, com o empate em 0 a 0 com o Hull City, em Stamford Bridge.
“Obviamente, isso (treinamento diferente) nos colocou em uma situação em que os resultados não foram tão bons e, infelizmente, para ele, a permanência no trabalho quando estava no Chelsea não foi tão longa”, disse Cech.
“Mas, como eu disse, gostei de trabalhar com ele em termos de toque humano porque eles eram pessoas muito boas e obviamente era bom trabalhar com eles. Foi uma pena que eles não tenham funcionado para nós em termos de resultados”, finalizou o goleiro.
