Pelo segundo ano consecutivo, a ESPN organizou um ranking com estatísticas curiosas da Premier League. Entre os vários quesitos analisados, como os jogadores mais e menos rápidos, os melhores e piores chutadores, apenas um brasileiro foi citado.
E, digamos, em uma estatística bastante negativa, já que André, ex-jogador do Fluminense e atualmente no Wolverhampton, atual lanterna da liga, foi apontado como o jogador menos atlético entre todos que disputam o campeonato.
A lista, para ser feita, utilizou um conjunto de dados exclusivo e detalhado fornecido pela Gradient Sports, que criou uma pontuação geral de atletismo que analisa uma série de métricas físicas — uma combinação de velocidade, resistência e capacidade de aceleração — para cada jogador minuto a minuto. Essa pontuação leva em conta se o atleta é titular ou reserva, a posição em que atua e sua altura.
Seguindo essa métrica, André levou a nota de 0,7, o pior em toda a Premier League.
“Antes de chegar do Brasil, ele vinha sendo ligado a vários grandes clubes da Inglaterra. E embora nunca saibamos exatamente os motivos, parece razoável dizer que a razão de André jogar no Wolverhampton e não no Liverpool é que sua nota de atletismo é 0,7 em 100″, descreveu o texto da ESPN local.
E se o brasileiro teve a pior nota, Daniel Muñoz, colombiano que atua no Crystal Palace, foi o melhor de todos no quesito: “Normalmente, não seria possível dizer que quem tem a melhor pontuação aqui é o melhor atleta da liga, mas Daniel Muñoz tem 99,6 de 100 na avaliação de atletismo e isso nos deixa totalmente confortável em dizer que ele é o melhor atleta da Premier League. Você já viu esse cara jogar? Ele está em todos os lugares, o tempo todo, em velocidade máxima.”
No mesmo levantamento, Jéremy Doku, estrela do Manchester City, foi eleito o condutor de bola mais lento, mas também o melhor passador em bolas enfiadas. Enquanto isso, Dominik Szoboszlai, do Liverpool é o melhor chutador e Gianluigi Donnarumma o goleiro mais confiável. Declan Rice, jogador do Arsenal, líder do campeonato, é o melhor cruzador da liga.
