Um corredor de umidade que se estende do Acre ao Espírito Santo motivado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer pancadas de chuva e até temporais para grande parte do país. Confira a previsão desta terça-feira (6):
Sul
O tempo deve seguir mais firme durante a madrugada e há chance de chuva mais fraca em áreas do leste, norte e do litoral do Paraná, principalmente pela manhã devido à influência marítima. No norte da Região, a atuação de um sistema de alta pressão garante um tempo mais estável e as temperaturas voltam a se elevar mais pelos estados, enquanto em algumas áreas do leste de Santa Catarina e do Paraná, além da serra gaúcha e catarinense, seguem mais amenas durante o dia.
Sudeste
Há previsão de chuva mais fraca ao longo do litoral paulista desde o começo do dia. Já no restante da região, o tempo deve ficar mais firme pela manhã, com sol aparecendo entre nuvens. A partir da tarde, as pancadas de chuva aumentam no norte do estado de São Paulo e pode chover de maneira moderada e pontualmente mais forte. Em áreas do leste e do interior paulista também chove de maneira mais fraca. Chove de maneira moderada a forte intensidade desde o começo do dia em grande parte de Minas Gerais, metade norte do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo, com risco de temporais em algumas áreas. As temperaturas seguem mais amenas em grande parte da região, enquanto na metade oeste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro, os termômetros ficam mais elevados, ocasionando sensação de calor ao longo da tarde.
Centro-Oeste
A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue favorecendo as pancadas de chuva em grande parte de Mato Grosso e em Goiás desde a madrugada. Ao longo do dia, as instabilidades seguem ocorrendo e ganham força pela região, onde pode chover de maneira moderada a forte intensidade, com risco de temporais em algumas áreas. Já em Mato Grosso do Sul, a circulação de umidade favorece pancadas de chuva moderadas a fortes em áreas do norte e leste do estado, enquanto no restante do estado o tempo deve seguir mais firme, com sol aparecendo mais. As temperaturas continuam mais elevadas pela região, enquanto em Goiás ainda seguem mais agradáveis ao longo do dia.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Nordeste
Há chance de pancadas de chuva mais fortes em áreas do oeste e sul da Bahia desde o começo do dia devido à influência da ZCAS. Ao longo da manhã, também pode chover em áreas do interior do Maranhão e do Piauí de maneira mais fraca, e à tarde as instabilidades aumentam nessas áreas, onde há chance de temporais. Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo deve ficar mais firme e as temperaturas seguem elevadas pela região.
Norte
No Norte, a atuação da ZCAS segue favorecendo as pancadas de chuva em áreas do oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará, onde chove de maneira moderada a forte intensidade e há risco de temporais. No Tocantins, as instabilidades diminuem, e no Amapá chove ao longo do dia.
O post Fenômeno climático traz pancadas de chuva para grande parte do país apareceu primeiro em Canal Rural.