A segunda-feira (20) vai ser marcada por tempo instável em boa parte do país, com chuva forte em várias regiões. Na região Sul, a circulação de ventos associados à área de alta pressão no oceano vai continuar mantendo a condição de tempo firme na maior parte dos estados da Região Sul.
Confira a previsão do tempo detalhada, por região:
Sul
Excepcionalmente no litoral de Santa Catarina e do Paraná, além de áreas no leste paranaense, a circulação de ventos marítimos deve estimular maior presença de nebulosidade e pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, com fraca a moderada intensidade. Nas demais regiões interioranas dos três estados, o predomínio será de tempo firme, com dia marcado pela presença do sol, contudo, com temperaturas mais amenas.
Sudeste
No Sudeste, a frente fria segue se deslocando sobre a costa do país, e as instabilidades associadas ao sistema ainda provocam fortes pancadas de chuva no Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais. A chuva segue desde o período da madrugada e deve persistir no decorrer das horas.
Eventuais temporais não estão descartados, e o cenário é de atenção para acumulados mais expressivos em alguns pontos isolados. No Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo, a circulação de ventos marítimos mantém o céu carregado e com chance de chuva a qualquer hora do dia, variando entre fraca e moderada intensidade. Nas demais regiões interioranas paulistas, além do oeste e sudoeste mineiro, o predomínio já será de tempo firme, sem risco de chuva significativa.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a orientação do fluxo de umidade associado ao deslocamento da frente fria deve contribuir para que as instabilidades sigam concentradas sobre boa parte de Mato Grosso, norte de Goiás e no Distrito Federal. As pancadas de chuva se iniciam ainda durante a madrugada e devem persistir no decorrer do dia, com potencial para caírem com forte intensidade em alguns momentos, acompanhadas por raios e trovoadas e risco de temporais.
No sul de Mato Grosso e Goiás, além de todo o estado de Mato Grosso do Sul, o predomínio será de tempo mais aberto, sem risco de chuva significativa.
Nordeste
No Nordeste, a aproximação da frente fria deve colocar o estado da Bahia em alerta para temporais e volumes mais expressivos, especialmente no litoral baiano, onde o risco é de perigo, devido aos acumulados mais elevados. O fluxo de umidade começa a transitar sobre áreas do interior do Maranhão e do Piauí, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva mais expressivas na região – não sendo descartados eventuais temporais nessas áreas.
A previsão para o Matopiba como um todo é de retorno das pancadas de chuva mais fortes ao longo do dia. Já nas demais áreas da costa leste do nordeste, chance de chuva ocasional e com fraca intensidade.
Norte
Para a região Norte, destaque para as pancadas de chuva mais fortes que se espalham por praticamente todo o estado do Tocantins, com risco de temporais localizados ainda no começo do dia. As pancadas de chuva mais pesadas seguem concentradas também sobre o Amazonas, Rondônia e sul do Pará, onde há risco de temporais isolados. Chove também em Roraima, demais áreas do estado paraense e no litoral do Amapá.