23/01/2026

23 de janeiro de 2026 19:16

  • Home
  • Geral
  • General russo morre após explosão de carro-bomba em Moscou | Mundo

General russo morre após explosão de carro-bomba em Moscou | Mundo

Um general russo morreu após a explosão de uma bomba em um carro em Moscou, informaram hoje as autoridades. O Comitê de Investigação, responsável por crimes graves, disse que apura a possibilidade de que o atentado que matou Fanil Sarvarov tenha ligação com os serviços de segurança da Ucrânia.

A bomba explodiu sob veículo dirigido por Sarvarov, que liderava a diretoria de treinamento operacional do Exército do Estado-Maior Geral da Rússia, enquanto ele deixava uma vaga de estacionamento.

O Comitê de Investigação da Rússia informou que Sarvarov morreu em decorrência dos ferimentos.

Svetlana Petrenko, porta-voz da instituição, disse que os investigadores estão reunindo provas periciais, ouvindo testemunhas e analisando imagens de câmeras de segurança.

“Várias versões para o assassinato estão sendo examinadas, uma delas envolvendo o possível papel dos serviços de inteligência ucranianos na organização do crime”, afirmou.

Segundo a agência Reuters, o Myrotvorets, um site ucraniano não oficial que mantém um banco de dados de pessoas descritas como criminosos de guerra ou traidores, atualizou sua página sobre Sarvarov para informar que o homem de 56 anos havia sido “liquidado”.

Desde o início da guerra, que já se estende por quase quatro anos, várias figuras militares russas e apoiadores de destaque da guerra de Moscou na Ucrânia foram assassinados, e a inteligência militar ucraniana declarou ser responsável por parte desses ataques.

Entre os mortos em atentados anteriores com carros-bomba em Moscou ou nas proximidades estão um membro sênior do Estado-Maior, o chefe das tropas russas de proteção nuclear, biológica e química e a filha de um proeminente nacionalista russo.

A agência de notícias Interfax citou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmando que o presidente, Vladimir Putin, foi informado imediatamente sobre o ataque contra Sarvarov.

O ataque ocorre enquanto as forças russas continuam a avançar lentamente no campo de batalha. Putin indicou que não tem interesse em encerrar o conflito em termos que não sejam os seus. Na semana passada, ele insistiu que as exigências mais duras da Rússia devem servir de base para qualquer negociação de paz.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Muricy Ramalho pede demissão e deixa cargo de coordenador do São Paulo

Muricy Ramalho não é mais coordenador técnico do São Paulo. Nesta sexta-feira (23), a ESPN…

Mauro Cezar

Má gestão no Vasco explica o que acontece em campo Clique aqui para acessar a…

Arábia Saudita diz que possui reservas minerais avaliadas em US$ 2,5 tri

Os minerais voltaram ao foco, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando na…