23/07/2025

23 de julho de 2025 22:41

  • Home
  • Esportes
  • Gianni Infantino condena ataques racistas contra zagueira inglesa na Euro

Gianni Infantino condena ataques racistas contra zagueira inglesa na Euro

A zagueira da seleção inglesa Jess Carter revelou, no último domingo (20), que está deixando as redes sociais durante a Euro 2025 após ser alvo de ataques racistas.

A jogadora, que é negra, foi titular nos quatro jogos das Lionesses no torneio e teve desempenho criticado na vitória por 3 a 2 sobre a Suécia, nas quartas de final — partida em que a Inglaterra sofreu dois gols no primeiro tempo.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, se manifestou em solidariedade à atleta e afirmou que a entidade está pronta para oferecer todo o suporte necessário.

“Estamos com Jess. Estamos com cada jogador e cada pessoa que já sofreu com o racismo. Nenhum atleta deve ser discriminado de forma alguma, e todos devem se sentir livres para dar o seu melhor em campo”, disse Infantino, em nota oficial.

Ele ainda acrescentou que a Fifa vai colaborar com a investigação, compartilhando dados para que medidas legais possam ser tomadas contra os responsáveis.

A FA (Associação de Futebol da Inglaterra) também repudiou os ataques e informou que já está em contato com a polícia britânica e com a plataforma onde ocorreram os abusos, para garantir que os agressores sejam responsabilizados.

Entidades como a UEFA, o clube Gotham FC, dos Estados Unidos, a NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino) e a própria seleção inglesa também divulgaram mensagens públicas de apoio à jogadora.

A colega de equipe Lotte Wubben-Moy foi além e anunciou que também se afastará das redes sociais em solidariedade à companheira.

Carter soma 49 partidas pela seleção desde sua estreia em 2017. A Inglaterra encara a Itália nesta terça-feira (22), na semifinal da Euro, em busca de mais um capítulo histórico.

(Reportagem de Lori Ewing; reportagem adicional de Aadi Nair em Bengaluru; Edição de Christian Schmollinger)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

‘Dia do biscoito’ é para celebrar ou sair correndo?

Mas não é somente o paladar. Ele mesmo lembra que “não existe alimento ultraprocessado saudável”.…

Ferrovia Sinop-Miritituba não passará em terra indígena, terá 65 pontes e pode ficar pronta em 10 anos, prevê novo estudo

O empresário que preside a empresa que idealizou a ferrovia Sinop-Mirituba, Guilherme Quintela, apresentou, esta…

Brasil negocia tarifa de Trump com secretários dos EUA, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (23) que o governo federal está…