A cantora mexicana Paloma Morphy venceu duas brasileiras que disputavam o prêmio de Melhor Artista Revelação no Grammy Latino. A baiana Sued Nunes e a carioca Juliane Gamboa estavam na disputa pela estatueta, além de outros sete novos artistas.
A cantora e compositora mexicana de 25 anos começou compartilhando vídeos de si mesma cantando covers no TikTok e lançou seu álbum de estreia, “Au”, em 2025.
Morphy nasceu e cresceu na Cidade do México e atuou como advogada criminal antes de se dedicar à música. Quando começou a compor suas próprias músicas, encontrou sua verdadeira vocação — e agora, é vencedora do Grammy Latino.
Conheça as brasileiras que concorriam ao Grammy Latino de Melhor Artista Revelação
Sued Nunes, também de 2025, lançou seu álbum de estreia, “Travessia” em 2021 e ajudou a levar sua música a um público mais amplo graças ao single viral “Povoada”.
Seu segundo álbum, “Segunda-feira” — lançado por Nunes em setembro de 2024 — aprofundou-se em sua identidade baiana com canções como a faixa de abertura “Eixo”, que evoca a espiritualidade afro-brasileira. O trabalho cristalizou sua visão artística, e suas declarações impactantes a posicionaram como uma figura influente na música negra brasileira.
Já Juliane Gamboa combina jazz, samba e MPB em uma mistura envolvente. A cantora e compositora carioca começou a atrair o público com o single “Lote XV”, de 2024, e consolidou seu sucesso com o álbum de estreia, “JAZZWOMAN”.
Recentemente, ela participou do MARES, um programa de residência de quatro meses no Rio de Janeiro para artistas mulheres e não-binárias, onde gravou um álbum colaborativo com outras 24 participantes. Além de fazer música, ela também é curadora, professora de música e defensora das mulheres negras nas artes.
Confira a lista dos principais vencedores do Grammy Latino e veja também quais brasileiros foram premiados.
