Estão abertas até o dia 13 de fevereiro as inscrições para o concurso que irá eleger o prato típico de Sorriso. A iniciativa faz parte do projeto Encantos da Gastronomia, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), e busca valorizar a identidade cultural do município por meio da culinária regional.
Podem participar moradores da cidade e empresas locais do ramo gastronômico. Para concorrer, é necessário apresentar um prato que tenha ligação com as raízes do município, além de incluir o descritivo da receita e a justificativa do por que ele deve ser escolhido como símbolo gastronômico da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo site do Senac-MT.
Na última quarta-feira (5), a equipe da Secretaria da Família e da Mulher (Semfa) intensificou a divulgação do evento em ações realizadas nas ruas e na Feira do Produtor, ao lado do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
A primeira-dama e gestora da Semfa, Mara Fernandes, destacou a importância do concurso para a valorização da história local. “Esse é um evento muito especial; é um concurso para juntos chegarmos ao prato que reflete a história de Sorriso”, afirmou.
Esta é a terceira edição do projeto Encantos da Gastronomia, criado com o objetivo de fomentar o turismo em Mato Grosso por meio da culinária regional. Segundo o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, as edições anteriores foram marcadas pela forte participação da comunidade e por resultados que impactaram positivamente as regiões participantes.
“O concurso valoriza a identidade local, movimenta a economia e fortalece o turismo, mostrando como a gastronomia é capaz de preservar histórias e gerar oportunidades. Convidamos os empresários e moradores de Sorriso a se inscreverem e fazerem parte dessa celebração dos sabores da região”, afirmou.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Como funciona o concurso
O Encantos da Gastronomia é dividido em três etapas. Na primeira fase, de triagem e seleção, a comissão julgadora escolherá dez pratos com base nos documentos enviados, levando em conta critérios como originalidade, criatividade e relevância cultural.
Na segunda etapa, os semifinalistas irão elaborar a ficha técnica e executar o prato com o apoio de um chef de cozinha. Após degustação e avaliação, a comissão escolherá três finalistas.
A terceira e última fase será a votação popular, realizada de forma online. O prato vencedor será anunciado durante a festa de encerramento do concurso gastronômico.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior e é filiado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), comandada por José Roberto Tadros.
NORTÃO MT
