O Internacional decidiu não participar da Copa Sul-Sudeste de 2026. O clube tinha até as 17h desta quinta-feira (19) para confirmar presença na competição e comunicou dentro do prazo que optou por ficar fora do torneio.
A informação foi dada inicialmente pela GZH e confirmada pela ESPN.
De acordo com a apuração, a decisão está alinhada à estratégia traçada pela direção para a temporada. Internamente, o entendimento é de que o calendário já será exigente e, por isso, o foco estará concentrado no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil ao longo do ano.
Desde a criação da Copa Sul-Sudeste, já estava previsto em regulamento que não haveria punição para os clubes que optassem por não participar. Assim, a saída do Colorado não gera qualquer tipo de sanção esportiva ou financeira.
As vagas do torneio foram definidas com base no desempenho nos campeonatos estaduais de 2025, com exclusão dos clubes classificados para competições da Conmebol em 2026. No Rio Grande do Sul, o Grêmio não disputa a competição por estar na Sul-Americana 2026. O Juventude, terceiro colocado no Gauchão 2025, herdou a vaga inicialmente aberta. Com a decisão do Inter, quem deve assumir o posto é o Caxias, quarto colocado no último estadual.
A Copa Sul-Sudeste está prevista para acontecer entre 25 de março e 7 de junho. O campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027. Mesmo com esse atrativo, o Inter optou por manter o planejamento traçado e concentrar suas forças nas competições consideradas prioritárias para a temporada.
Além da dupla Ca-Ju no Rio Grande do Sul, Santa Catarina tem como representante a Chapecoense e o Avaí. América e Tombense representam Minas Gerais. Operário Ferroviário e Cianorte representam o Paraná. Volta Redonda e Sampaio Corrêa representam o Rio de Janeiro. São Bernardo FC e Novorizontino representam São Paulo.
