O senador Jayme Campos (União Brasil) lamenta o tensionamento existente entre a prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti e seu vice, Tião da Zaeli, ambos do PL, que estão buscando o entendimento após conflito causado pela suposta falta do cumprimento de acordos na gestão. O senador também pediu que o Ministério Público apure possíveis irregularidades na campanha de Flávia, após insinuações de suposto crime de caixa 2 e propagação de fake news durante o período eleitoral de 2024. União e MDB de Várzea Grande acionaram o MPE pedindo investigação.
Jayme pertence ao grupo do ex-prefeito, Kalil Baracat (MDB), que não conseguiu se reeleger ao segundo mandato. Na sua avaliação, mesmo não sendo aliado de Flávia, considera que o atrito da gestão que não completou 90 dias, prejudica somente a população várzea-grandense.
“É uma pena o que está acontecendo. Essa briga entre o prefeito e o vice-prefeito. Quem manda mais, quem manda menos. Esse é um assunto que tem que ser tratado lá no município de Várzea Grande, pela prefeita e pelo vice-prefeito. Os acordos que eles fizeram, eu não sei também. O que eu achei muito grave foi na sexta-feira, quase via dos fatos que aconteceram lá”, comentou ele.
Pedro França/Agência Senado
Tião reclama que tem sido escanteado por Flávia, desde a consolidação da vitória sobre Kalil, no ano passado. Ele teria feito indicações para a gestão, contudo, não teriam passado pelo crivo da prefeita, que detém o poder da caneta. Tião nega que tenha assegurado a existência crimes eleitorais na campanha de Flávia, mas para Jayme, a Justiça precisa apurar a situação, o que pode cassar o mandato da dupla liberal.
“Eu acho que agora cabe, naturalmente, o Ministério Público, apurar. E, sobretudo, o que eu fico muito preocupado, é essa desavença que eu estava vendo”, disparou Jayme.
O União Brasil e o MDB de Várzea Grande acionaram a Procuradoria-Geral de Justiça, sob Rodrigo Fonseca, para que instaure procedimento para investigar supostos crimes eleitorais pela chapa do PL. Documento foi protocolado no último dia 21.
Além disso, sustentam a existência de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por uso indevido dos meios de comunicação – veiculação de desinformação (Fake News) e caixa 2, tramitando na na 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande/MT.
Aparando as arestas
Nesta quinta (27), Flávia e Tião sinalizaram bandeira branca e disposição para encerrar o conflito instalado no Paço Couto Magalhães na última semana, na luta por espaço e autonomia na gestão.
De acordo com informações apuradas pelo
, Flávia e Tião intensificaram as conversas ontem e devem realizar rodadas de reuniões até a próxima terça-feira (1º) para consolidação da paz. Na mesa, além de solucionar o impasse dentro da Prefeitura, ambos discutem o fim ao tensionamento entre Executivo e Legislativo municipal.
