Johnny Walker se reencontrou com as vitórias no UFC. Neste sábado (23), na luta principal do evento realizado em Xangai, o brasileiro nocauteou Mingyang Zhang pelo peso meio-pesado (até 93 kg) e voltou a vencer na maior organização de MMA do mundo após três combates.
Walker, que não entrava no octógono desde junho de 2024, não se intimidou com a torcida contra e confirmou a vitória no segundo round, quando partiu para cima do adversário e após acertar vários golpes, o árbitro optou por encerrar o combate.
Além de encerrar uma sequência de três lutas sem vencer, já que sofreu um revés e teve um ‘no contest’ diante do atual campeão Magomed Ankalaev, além de ter sido superado por Volkan Oezdemir em sua última apresentação, ele encerrou duas secas.
Uma delas dele mesmo, já que havia sido derrotado nas outras três vezes em que fez a luta principal de um evento, e outra do Brasil como um todo. Até este sábado, nenhum atleta brasileiro havia conseguido triunfar em lutas principais do Ultimate na temporada. Nem mesmo nomes consagrados como Alex Poatan ou Charles do Bronx escaparam da sequência negativa em combates de destaque.
O triunfo sobre Zhang dá sobrevida para Johnny dentro da categoria até 93 kg. E ele comemorou muito o resultado.
“Eu só chutei, não sei o que está acontecendo aqui. Treino é treino e luta é luta. Somos amigos, a gente já se ajudou, mas nunca levei ele (Zhang) ao meu potencial completo. Meu chute é incrível, né? Tentei disputar o cinturão três vezes e não consegui. Quero chegar até o cinturão. Quero enfrentar o ‘lendário’ poder chinês (Blachowicz). Vocês viram o que o poder brasileiro é capaz de fazer. Foi uma grande vitória, o Zhang é muito resistente”, declarou o brasileiro, ainda no octógono, logo após o triunfo.
A luta
Assim que começou o combate, Johnny mergulhou nas pernas de Zhang, mas acabou caindo por baixo no centro do octógono. Em posição de vantagem, o chinês aproveitou para golpear no ‘ground and pound’, mas com cautela. Em seguida, Walker conseguiu se reerguer e colocar o duelo de pé novamente. O brasileiro conteve o ímpeto de Mingyang buscando o clinch e colocando o oponente de costas para a grade. Johnny tentou uma nova queda, mas acabou contragolpeado com uma cotovelada que o balançou.
Na volta do segundo assalto, os atletas trocaram chutes baixos no centro do cage. Caminhando para frente, Zhang usou e abusou das sequências de ‘jab e direto’ para acuar Johnny. Mas com um chute na panturrilha, o brasileiro fez Mingyang sentir e ir ao solo. Sentindo o bom momento, Walker ‘ligou a metralhadora’ e, com uma saraivada de golpes de cima para baixo, obrigou o árbitro a interromper o confronto.
Confira abaixo todos os resultados do UFC Xangai:
Johnny Walker venceu Zhang Mingyang por nocaute técnico no segundo round
Aljamain Sterling venceu Brian Ortega por decisão unânime
Sergei Pavlovich venceu Waldo Cortes-Acosta por decisão unânime
Sumudaerji venceu Kevin Borjas por decisão unânime
Taiyilake Nueraji venceu Kiefer Crosbie por nocaute técnico no primeiro round
Gauge Young venceu Maheshate por decisão unânime
Charles Johnson venceu Lone’er Kavanagh por nocaute no segundo round
Rong Zhu venceu Austin Hubbard por decisão unânime
Kyle Daukaus venceu Michel Pereira por nocaute no primeiro round
Yi Zha venceu Westin Wilson por nocaute no primeiro round
Su Young You venceu Xiao Long por decisão unânime
Uran Satybaldiev venceu Diyar Nurgozhay por finalização no primeiro round