17/11/2025

17 de novembro de 2025 18:49

  • Home
  • Geral
  • Judiciário promove na próxima semana em Sinop e Sorriso conscientização das demandas de pessoas com autismo

Judiciário promove na próxima semana em Sinop e Sorriso conscientização das demandas de pessoas com autismo

O Poder Judiciário de Mato Grosso ampliará os debates sobre os cuidados e direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com capacitação e conscientização em autismo’, na próxima segunda-feira em Sinop, no auditório da Unemat a partir das 8 horas, e na terça-feira (25) em Sorriso, no centro Ari Riedi. O projeto, criado para fomentar a inclusão social, tem programação com ações de formação e palestras direcionadas para magistrados, servidores do Judiciário e população local.  

Um dos objetivos dos eventos é desenvolver a compreensão sobre o autismo, especialmente a dos servidores do Judiciário. “A proposta é alcançar toda a sociedade, seja para ampliar o conhecimento de profissionais que lidam diariamente com pessoas com TEA (médicos, psicólogos, pedagogos, professores), seja para conscientizar a sociedade sobre esta deficiência. Ampliar esse debate é fundamental, pois hoje o país já tem quase seis milhões de autistas. A maioria dessas pessoas teve diagnóstico tardio, isso significa que até então precisaram lidar com barreiras que resultaram em prejuízos sociais, por exemplo,” declarou, através da assessoria, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso 

Os conteúdos ampliarão os debates sobre a temática entre magistrados, servidores e toda sociedade. “Eles receberão informações sobre como conduzir os processos de forma sensível às necessidades desse público”. “A capacitação tem a finalidade de aprimorar o atendimento das pessoas com TEA e seus familiares. Ter uma abordagem adequada é o básico para que a prestação de serviço da Justiça seja eficiente e de qualidade”, reforça a vice-presidente.

A iniciativa também tem como foco a população local, por levar informações sobre os direitos das pessoas com autismo, como legislações específicas, benefícios sociais e recursos disponíveis para garantia dos direitos.  

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Tribunal de Justiça remaneja 11 magistrados em MT; Sorriso recebe novo juiz

GOOGLE O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aprovou, nesta quinta-feira…

próximo capítulo da novela, terça-feira, 18

No capítulo de Dona de Mim, Jaques recusa a sopa de Filipa, desconfiado de suas…

Mesmo após obras, ruas de Cuiabá voltam a alagar com chuva intensa

A chuva intensa que atingiu Cuiabá e Várzea Grande na tarde desta segunda-feira (17) voltou…