23/01/2026

23 de janeiro de 2026 12:17

  • Home
  • Esportes
  • Julio Casares renuncia ao cargo após afastamento da presidência do São Paulo

Julio Casares renuncia ao cargo após afastamento da presidência do São Paulo

Cinco depois de ser afastado da presidência do São Paulo pelo Conselho Deliberativo do clube, Julio Casares renunciou ao cargo nesta quarta-feira (21).

A renúncia foi comunicada pelo próprio dirigente, que publicou uma carta aberta aos torcedores em suas redes sociais.

Com a ”manobra”, o cartola garante, ao menos, seus direitos políticos, já que em caso de impeachment, não poderia mais exercer qualquer função no Tricolor pelos próximos 10 anos.

Na noite da última sexta-feira, o Conselho Deliberativo do clube aprovou o impeachment do mandatário, que deixou a presidência de maneira imediata, até que nova votação aconteça entre os sócios, e que pode definir de uma vez por todas a sua saída. Dessa forma, o vice Harry Massis Júnior, que está no cargo desde 2021, assumiu o comando.

Casares, de 64 anos, passou a ser alvo de investigações nos últimos tempos, uma delas a respeito de um suposto recebimento de R$ 1,5 milhão em depósitos em dinheiro na sua conta corrente, entre janeiro de 2023 e maio de 2025.

A apuração, obtida por meio de relatórios de análise financeira do Coaf, mostra que o valor corresponde a quase a metade da renda do dirigente no período, enquanto seus salários recebidos do Tricolor representam “apenas” 19,3% de toda a movimentação na conta.

O documento indica que há registros de até 12 depósitos em um único dia, em valores pequenos, de forma fracionada, o que caracteriza uma prática conhecida como “smurfing”, que nada mais é do que uma tentativa de burlar os mecanismos de controle.

Venda ilegal de camarotes

play

2:36

Substituto de Casares, Harry Massis faz pronunciamento após afastamento: ‘O clube é muito maior que qualquer dirigente’

Novo presidente também disse estar longe do dia a dia do clube há muito tempo

Um esquema de venda ilegal de um camarote no Morumbis, envolvendo dois membros da diretoria, abalou os bastidores do São Paulo no meio de dezembro.

De acordo com gravação divulgada pelo portal Ge, o diretor adjunto da base, Douglas Schwartzmann, e a diretora feminina, cultural e de eventos, Mara Casares – ex-esposa de Julio Casares – venderam ingressos de forma irregular para um camarote cedido por Marcio Carlomagno, atual CEO e provável candidato à presidência na eleição de 2026.

O fato ocorreu em fevereiro de 2025, como mostra um processo que corre na 3ª Vara Cível do Foro Regional IX – Vila Prudente, ao qual a ESPN teve acesso. O show em questão foi o da cantora colombiana Shakira, ocorrido no Morumbis, e o camarote é chamado de “3A“, que fica ao lado do camarote da presidência no estádio.

Além disso, Mara Casares se afastou das atividades e protocolou em cartório um documento que exime o atual mandatário da história da venda ilegal de camarotes, que foi publicada pela ESPN no último dia 15 de dezembro.

Após a divulgação da investigação, o presidente do São Paulo emitiu uma nota à imprensa por meio de seus advogados.

“Os advogados Daniel Bialski e Bruno Borragine, que representam a defesa particular de Júlio Casares, afirmam que todas as movimentações financeiras de Júlio, contidas nos relatórios do COAF, possuem origem lícita e legítima, com lastro compatível com a evolução de sua capacidade financeira.

“Esclareça-se que antes de assumir a presidência do São Paulo Futebol Clube, nosso constituído desempenhou e exerceu funções de alta direção na iniciativa privada, com boa remuneração.

Ademais, a origem e o lastro de tais movimentações serão detalhados e esclarecidos no curso das investigações – com a apresentação de provas, declarações e informações fiscais – justamente para rebater qualquer ilação que se fizer e, ainda mais porque não tiveram acesso à integralidade do inquérito policial”.

Leia a carta aberta de Julio Casares

Carta à comunidade são-paulina

Uma mensagem aos torcedores, conselheiros e sócios

Ao longo da minha trajetória à frente da presidência do São Paulo Futebol Clube, atuei com absoluta seriedade, firmeza, responsabilidade e compromisso com a defesa da instituição, sempre orientado pelo respeito à sua história, à sua grandeza e à sua torcida.

Nos últimos meses, o clube passou a viver um ambiente de intensa instabilidade, marcado por ataques reiterados, narrativas distorcidas e pressões externas que extrapolaram o debate institucional legítimo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bases olfativas: como os perfumes mudam na pele

iStock Nem todo perfume se comporta da mesma forma na pele. Além de as notas…

Efeito Will Bank faz CDBs do Pleno (ex-Voiter) saltarem a até 170% do CDI

O trauma do caso Banco Master e Will Bank tem impactado o mercado secundário de…

Napoli ‘destrava’ negociação e tem acordo por Giovane, ex-Corinthians, por R$ 124 milhões; veja os detalhes

Giovane, ex-atacante do Corinthians e atualmente no Hellas Verona, da Itália, está vendido ao Napoli.…