O Los Angeles Lakers venceu o clássico contra o LA Clippers por 125 a 122 e manteve a quinta posição na Conferência Oeste, dentro da zona de playoffs na NBA.
O grande destaque do jogo foi Luka Doncic, que flertou com triplo-duplo e anotou 38 pontos. Do outro lado, Kawhi Leonard foi o grande nome, com 31 tentos, mas saiu no último período com uma lesão no joelho. Os desfalques ao longo da partida, inclusive, foram o grande problema da equipe.
As primeiras posses foram monopolizadas por Brook Lopez, para os Clippers, e Austin Reaves, para os Lakers. Os angelinos adotaram a estratégia de dobrar a marcação em Kawhi Leonard, que teve dificuldades em pontuar, mas contribuiu com várias assistências. No decorrer dos minutos, porém, Luka Doncic, como de costume, chamou a responsabilidade no começo do jogo e anotou 15 pontos na parcial para dar uma boa vantagem aos anfitriões.
Já no segundo período, Kawhi Leonard conseguiu se desvencilhar da marcação dos Lakers e deslanchou na pontuação, com 19 tentos anotados no quarto. A arrancada perimtiu aos Clippers a aproximação no placar, diminuindo a diferença para apenas sete pontos. O problema ficou por conta da ausência de John Collins, que deixou a partida após uma concussão.
Depois do intervalo os Lakers voltaram mais ligados, e retomaram a vantagem para 15 pontos, em ótimo momento de Austin Reaves e Luka Doncic. Mas a reação foi rápida, com Kawhi Leonard, Bennedict Mathurin e Brook Lopez agredindo o garrafão dos rivais praticamente sem contestação. Os Clippers chegaram a assumir a liderança com Mathurin, mas os Lakers conseguiram se reestabelecer na partida e passaram a trocar destas com a torcida.
O último período manteve o equilíbrio, com as duas equipes alternando a liderança durante quase toda a parcial. Mas na metade do quarto, os Clippers perderam mais um dos principais jogadores: Kawhi Leonard, então com 31 pontos, deixou o jogo com uma lesão no tornozelo. Minutos depois foi a vez de Ben Mathurin, que passou a liderar as ações ofensivas do time, foi ejetado com seis faltas.
Os Lakers, por outro lado, viram Luka Doncic e Marcus Smart castigarem a defesa dos Clippers com uma série de jogadas com cestas e faltas com lances livres de bonificação. Quem manteve os visitantes no jogo foi Derrick Jones Jr., que não deixou a diferença ficar maior que uma posse. Mas faltando 20 segundos no cronômetro, Doncic anotou dois lances livres e deixou a vantagem em cinco pontos. Os Clippers ainda tiveram a oportunidade empatar o jogo após roubo de bola em passe ruim de LeBron, mas a bola de Nicolas Batum não caiu: 125 x 122.
O resultado mantém os Lakers na quinta posição da Conferência Oeste, dentro da zona dos playoffs, enquanto os Clippers continuam em nono lugar, dentro da zona de play-in.
Próximos jogos
Os Lakers voltam à quadra no domingo (22), às 20h30 (de Brasília), no clássico contra o Boston Celtics. Já os Clippers jogam um pouco mais tarde, às 23h (de Brasília), diante do Orlando Magic.
Estatísticas
Luka Doncic: 38 pontos, 6 rebotes, 11 assistências e 3 roubos;
Austin Reaves: 29 pontos e 6 rebotes;
LeBron James: 13 pontos, 3 rebotes e 11 assistências;
Deandre Ayton: 13 pontos e 7 rebotes;
Kawhi Leonard: 31 pontos, 4 rebotes e 5 assistências;
Bennedict Mathurin: 26 pontos e 7 rebotes;
Brook Lopez: 16 pontos, 10 rebotes e 3 tocos
