O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que comunicou Donald Trump que a conversa que os dois líderes devem ter em breve não terá limite de assuntos.
“Eu disse ao presidente Trump o seguinte: não tem limite a nossa conversa. Vamos colocar na mesa tudo, tudo que acha que deva conversar”, garantiu.
Ainda assim, Lula ressaltou que a soberania nacional e a democracia brasileira não estarão em discussão.
O presidente brasileiro indicou que pode, inclusive, tratar da exploração de terras raras. “Nós queremos discutir com o mundo inteiro nossos minerais críticos. Queremos que empresas que quiserem explorar vão para o Brasil explorar”, comentou em outro trecho.
Lula pontuou estar otimista para ter uma reunião com Trump e que a conversa seja civilizada.
“Tive uma outra satisfação, de ter o encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu, e eu fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química entre nós”, comentou durante coletiva de imprensa.
O breve encontro entre os presidentes aconteceu durante troca de lugares para discurso na Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23). Eles trocaram poucas palavras, mas houve a primeira indicação após o tarifaço de que podem conversar.
A reunião deve ser por telefone ou videoconferência, segundo confirmou Mauro Vieira, chanceler brasileiro, à CNN.