O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), defendeu a independência do Legislativo e o rigor com os gastos públicos durante a sessão de abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira (2) – último ano da atual legislatura.
Garantimos o direito legítimo dos servidores sem comprometer a sustentabilidade das contas públicas
Em discurso, ele citou como exemplo a atuação dos deputados na questão da Revisão Geral Anual (RGA), quando, após pressão dos parlamentares, o governador Mauro Mendes (União) decidiu fixar o reajuste em 5,40% ante os 4,26% propostos inicialmente.
“Um exemplo concreto do espírito de diálogo e consenso foi a aprovação da RGA dos servidores públicos estaduais no percentual de 5,40%, fruto do dialogo colaborativo entre a Assembleia e o Governo. A Casa atuou com equilíbrio, responsabilidade fiscal e sensibilidade social”, disse.
“Garantimos o direito legítimo dos servidores sem comprometer a sustentabilidade das contas públicas. Esse episódio demonstra que é possível conciliar responsabilidade com justiça, técnica com humanidade”, acrescentou.
O parlamentar afirmou que a manutenção do pacto republicano entre os Poderes depende do diálogo permanente e do respeito mútuo. Segundo ele, as divergências políticas no Parlamento devem ser resolvidas por meio do diálogo institucional, que fortalece a democracia. Ele pontuou que a Assembleia permanecerá vigilante na defesa do interesse coletivo, mantendo a convivência harmônica com o Governo do Estado e o Judiciário.
“Essa abertura não se limita a um ato formal, representa sobretudo a reafirmação solene do compromisso dessa casa com a democracia, com a constituição e com o povo de Mato Grosso. É nesse espaço que a pluralidade de ideias se transformam em debate público qualificado e divergências se resolvem pelo diálogo e vontade popular encontra expressão legitima”.
“Conservamos o pacto republicano que sustenta o estado democrático de direito, a solidez das instituições depende do diálogo permanente, respeito mutuo, e convivência harmônica dos poderes constituídos”, completou.
Primeiro ano de gestão
Ao fazer um balanço do primeiro ano à frente da Mesa Diretora, Max Russi citou o esforço pela modernização administrativa e o fortalecimento da transparência. O deputado afirmou que a gestão investiu na ampliação do acesso às informações públicas e no zelo pelos recursos da sociedade.
O presidente disse que, em sua visão, a responsabilidade fiscal e o respeito ao dinheiro público foram os eixos centrais do primeiro ano de sua administração. De acordo com Max, os resultados alcançados em 2025 só foram possíveis devido à maturidade dos deputados e ao trabalho dos servidores da Casa.
“Meu primeiro ano à frente da Assembleia foi marcado por esforço de fortalecimento institucional, diálogo responsável e modernização administrativa. Investimos muito em transparência, ampliando o acesso à informação. Tivemos como norte a responsabilidade fiscal e respeito ao dinheiro público”, afirmou.
