A Holanda ainda não está matematicamente classificada para a Copa do Mundo, mas encaminhou a vaga direta à fase de grupos nesta sexta-feira (14). Em Varsóvia, os holandeses visitaram a Polônia, pela penúltima rodada do Grupo G das eliminatórias europeias, e arrancaram empate por 1 a 1.
Com o resultado, a Laranja Mecânica foi a 17 pontos e ainda pode ser alcançada pelos poloneses, mas agora basta um empate na última rodada, em casa contra a Lituânia, na próxima segunda-feira (17), para confirmar a vaga.
A classificação pode vir até mesmo com derrota, já que a Polônia mesmo empatando na pontuação ainda teria que tirar uma larga diferença de gols para os holandeses (+19 contra +6). Porém, a vaga na repescagem europeia já está garantida para os poloneses.
Em campo, o grande responsável pelo ponto somado pela Holanda foi Memphis Depay, estrela do Corinthians. O camisa 10 teve um primeiro tempo apagado, mas estufou as redes logo no primeiro minuto da etapa final.
Maior artilheiro da história da seleção holandesa, Memphis foi a 55 gols pelo seu país e se distanciou ainda mais na ponta.
Lenda polonesa, Robert Lewandowski também foi destaque e deu uma assistência genial para o primeiro gol da partida.
O jogo
No primeiro tempo, a Holanda praticamente não levou perigo à meta polonesa. E os donos da casa aproveitaram para largarem na frente.
Depois de desperdiçar um gol “feito” na pequena área com Zalewski, a Polônia conseguiu controlar o jogo e deu um golpe fatal no fim da primeira etapa.
Aos 42, após Memphis perder a bola, Lewandowski deu uma assistência magistral para Kaminski, que saiu livre na cara do gol e estufou as redes para fazer 1 a 0.
0:19
Olho na nuca! Lewandowski dá assistência de costas e Polônia larga na frente da Holanda nas eliminatórias; VEJA
Assista às eliminatórias da Copa no Disney+
Na volta do intervalo, os holandeses voltaram melhor e deixaram tudo igual logo no primeiro minuto da segunda etapa. E com gol de Memphis.
Gakpo cruzou na esquerda, Malen cabeceou, o goleiro Grabara foi buscar, mas deu rebote que caiu nos pés do camisa 10 holandês, que mandou para o fundo das redes.
A resposta polonesa veio logo em seguida, quando Lewandowski fez o goleiro holandês Verbruggen operar um milagre para evitar o segundo gol.
A Holanda foi quem terminou melhor o jogo e quase chegou à virada, mas a Polônia foi salva por Grabara no fim após finalização de Gravenberch.
Melhores momentos:
4:42
Memphis decide e Holanda busca empate que encaminha vaga na Copa contra a Polônia de Lewandowski; VEJA os melhores momentos
Polônia e Holanda se enfrentaram pelas eliminatórias europeias, com transmissão do Disney+
Classificação nas eliminatórias europeias:
Polônia: 1° colocado, com 17 pontos
Holanda: 2° colocado, com 14 pontos
