22/07/2025

22 de julho de 2025 06:48

Mendes pede que Congresso não derrube veto de Lula a projeto

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) disse concordar com o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que aumenta no número de deputados federais no Brasil.

 

Eu espero que senadores e deputados não façam aquilo que os brasileiros não querem

O presidente Lula está certo, está correto”, afirmou.

 

A proposta elevaria o total de cadeiras na Câmara dos Deputados de 513 para 531 a partir da próxima legislatura. Nesses moldes, Mato Grosso ganharia duas novas vagas na Câmara, totalizando 10, e seis na Assembleia Legislativa, saltando para 30.

  

Para Mendes, o aumento do número dos legisladores aumenta o custo da máquina estatal e não reflete em benefícios à população.

 

“Eu já manifestei a minha opinião: sou contra esse aumento de cargos legislativos no país! Por aí não passa nenhuma das soluções dos grandes problemas”, disse.

 

“Não é aumentar o número de deputados que vai aumentar a eficiência que nós esperamos no nosso Congresso Nacional”,completou.

 

Mendes apontou que já há pesquisas de opinião que demonstram que os brasileiros rejeitam a ideia de aumento do número de deputados. Ele ainda cobrou responsabilidade do Congresso Nacional para que seja mantido o veto do presidente.

 

“Eu espero que senadores e deputados não façam aquilo que os brasileiros não querem. Não somente eu, mas pesquisas já mostram com muita clareza que grande parte desse país é contra o aumento de despesa através do aumento de cargo do Legislativo brasileiro”, disse.

 

Nos bastidores, fala-se que o veto do presidente Lula nem entre em pauta no Congresso, já que a medida se tornou impopular e é um ano pré-eleitoral.

 

Deste modo, a tendência é que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decida, até 1º de outubro de 2025, o remanejamento do número de deputados de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura que se iniciará em 2027. 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Sai da casa correndo, tia, os caras vieram me pegar”

Um homem foi baleado na noite deste domingo (20), no bairro São Domingos, em Sorriso…

Terminam esta semana inscrições para concurso nacional para professores com vagas em Mato Grosso

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até sexta-feira…

Moraes acerta e Bolsonaro está a um passo da prisão preventiva

Cautela e contracautela Pela legislação processual penal brasileira, medidas cautelares são revogáveis quando se tornam…