18/03/2025

18 de março de 2025 13:02

Search
Close this search box.
  • Home
  • Geral
  • MPF investiga construção irregular de ‘pesqueiro’ em área de preservação no Nortão de MT

MPF investiga construção irregular de ‘pesqueiro’ em área de preservação no Nortão de MT

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a construção de um pesqueiro de alvenaria de 80m² em uma área de preservação permanente (APP), a menos de 20 metros da margem do Rio Teles Pires, na Fazenda Paiol Norte, em Santa Rita do Trivelato. A portaria é assinada pelo procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins e foi publicada nesta segunda-feira (17). 

O caso teve origem em uma notícia de fato cujo prazo de investigação se esgotou, tornando necessária a continuidade das apurações por meio do inquérito civil. O MPF busca determinar a responsabilidade pela construção do pesqueiro e avaliar os danos ambientais causados na região para posteriormente ingressar com ação na justiça para responsabilizar os envolvidos. 

Uma das principais preocupações do MPF é a possível degradação da vegetação na área de preservação permanente. Para esclarecer a situação, o órgão determinou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) encaminhe, em um prazo de 15 dias, um relatório de fiscalização realizado pela Diretoria Técnica do Mato Grosso (DITEC-MT).

A investigação estará vinculada à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do órgão, que trata de questões relacionadas ao meio ambiente e ao patrimônio público. O documento deverá esclarecer se houve impedimento ou dificuldade na regeneração da vegetação local; a data da eventual demolição do pesqueiro e se serão necessárias medidas para a recuperação da área degradada e a extensão do dano ambiental.

“Resolve instaurar o Inquérito Civil, vinculando-o à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para apurar a responsabilidade pela construção de pesqueiro de alvenaria de 80m², a menos de 20 metros da margem do Rio Teles Pires, na Fazenda Paiol Norte, no Município de Santa Rita do Trivelato/MT”, assinou o procurador.

O MPF também determinou que todos os ofícios enviados durante a investigação sejam acompanhados de uma cópia da portaria que instaurou o inquérito. Caso seja comprovada a irregularidade da construção, os responsáveis poderão ser alvo de uma ação civil pública para a reparação dos danos ambientais causados.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

FOLHA MAX

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Um novo espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde

No Mês da Mulher, Lucas do Rio Verde dá um importante passo na proteção e…

Sinop: PM Ambiental recebe nova embarcação para combater crimes em rios

Foi entregue, hoje, no 3º Comando Regional de Sinop, uma lancha que será usada pela…

Trabalhador morre ao cair em implemento agrícola em Lucas do Rio Verde

A Polícia Civil confirmou a morte de Ualisson Nascimento Sousa,  de 37 anos, após acidente…